Visitação à Fazendas Produtoras de Queijo da Região do Serro
Sobre o local

Uma visita a uma fazenda produtora de queijo do Serro pode ser uma experiência única e deliciosa. O Serro é uma região histórica e cultural de Minas Gerais, conhecida por sua produção de queijos artesanais desde o século XVIII.

O queijo do Serro é um patrimônio imaterial do Brasil e foi reconhecido pela UNESCO como um produto de origem protegida.

As fazendas produtoras de queijo do Serro oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer o processo de fabricação do queijo, desde a ordenha das vacas até a maturação das peças. Os visitantes também podem degustar os diferentes tipos de queijo, como o fresco, o meia-cura e o curado, e apreciar o sabor e o aroma característicos da região. Além disso, as fazendas proporcionam um contato direto com a natureza e a cultura local, podendo-se observar a paisagem rural, a arquitetura colonial, as tradições religiosas e as festas populares.

Uma visita a uma fazenda produtora de queijo do Serro pode ser feita em qualquer época do ano, mas é recomendável reservar com antecedência, pois a demanda é alta. Existem diversas opções de hospedagem e alimentação na região, desde pousadas simples até hotéis - fazenda. O acesso ao Serro pode ser feito por carro, ônibus ou avião, dependendo da cidade de origem.

Se você gosta de queijo, de história e de natureza, não deixe de visitar uma fazenda produtora de queijo do Serro. Você vai se surpreender com a qualidade e a diversidade desse produto típico mineiro.

Fazendas abertas à visitação (Agendamento Prévio)

Sugerimos aos visitantes que acompanhem as redes sociais dos produtores e entrem em contato diretamente com a fazenda de seu interesse para confirmar as atrações, disponibilidade e, se for o caso, fazer sua reserva antes de visitar.

Fazenda: Fazenda Engenho de Serra
Proprietário: Jorge Simões
Quantos Km de Serro: Aproximadamente 15 Km (terra)
Contato: (38) 999680666
Localização: Região do Lucas
Atividades: Tour guiado sobre a origem do queijo com possibilidade de um café colonial (mediante agendamento prévio)

Fazenda: Fazenda Boa Vista
Proprietário: Adilson Cirino de Carvalho (Chokitos)
Quantos Km de Serro: Aproximadamente 5 Km (4km de asfalto e 1km terra)
Contato: (38) 999711223
Localização: Região do Lucas
Instagram: @queijobomsucessoficial
Queijo: Bom Sucesso
Atividades: Tour guiado sobre a origem do queijo com possibilidade de um café colonial, possibilidade de adquirir os queijos na propriedade. (mediante agendamento prévio)

Fazenda: Fazenda Maria Nunes
Proprietário: Christiane Brandão
Quantos Km de Serro: 21 km (17 Km de Asfalto e 03 Km terra)
Contato: (38)9 98489647
Localização: Sentido a Santo Antônio do Itambé.
Instagram: @queijomarianunes
Queijo: Queijo Maria Nunes

Fazenda: Fazenda Veludo
Proprietário: Maria Lúcia
Quantos Km de Serro: 14 Km de asfalto em direção a Alvorada de Minas 3Km de terra.
Contato: (38) 999036548
Localização: Sentido Alvorada de Minas
Atividades: Tour guiado, venda de queijos na propriedade. É possível pernoitar na Fazenda com direito a café da manhã vivenciando a experiencia do turismo rural, acrescida de passeios a cavalo, banho de piscina, entre outras atividades (mediante agendamento prévio).