25 FEV 2019
Palestra sobre diárreia em São Gonçalo do Rio das Pedras

O verão é uma época propícia para alterações no funcionamento do intestino por causa de infecções provocadas por água e alimentos contaminados.

As crianças são o grupo mais vulnerável à diarreia, mas também os pacientes que melhor divulgam informações. Portanto, a Prefeitura Municipal do Serro e a Secretária de Saúde juntamente com a enfermeira Akíria Amador da ESF Vertente do Jequitinhonha, realizou uma palestra sobre Diarreia no dia 21 de fevereiro de 2019, na Escola Estadual Mestra Virginia Reis, no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, no turno matutino e vespertino e participaram 142 pessoas incluindo estudantes e professores.

Foi apresentando o que é diarreia, agente causador, sinais e sintomas, prevenção da doença e tratamento, como realizar a lavagem das mãos.

As ações contaram com o Apoio das Agentes Comunitárias de Saúde Silvia das Dores Rodrigues, Débora Cristina Pereira, Liliane Mota, do diretor Ulisses Tomás Ribeiro e os professores da Escola Mestra Virginia Reis

A diarreia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas.

Causas:

Os germes causadores da diarreia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria dasdiarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.

Tratamento:

- iniciar a ingestão do soro caseiro* o mais breve possível;
- aumento da ingestão de líquidos como soros, sopas, sucos;
- ingerir de 50 a 100 ml de líquido após cada evacuação diarréica;
- manter a alimentação habitual, principalmente o leite materno, corrigindo erros alimentares e seguindo as orientações médicas;
- observar os sinais de desidratação

Sinais de desidratação:

- olhos fundos;
- ausência de lágrimas quando a criança chora;
- boca e língua secas;
- ter muita sede e beber água ou outro líquido muito rápido;
- diminuição da quantidade de urina;
- afundamento da moleira (em bebês).

Se apresentar dois ou mais sintomas, pode ser desidratação. É necessário procurar a unidade de saúde mais próxima imediatamente para atendimento médico.

Prevenção:

- amamentar o recém-nascido no mínimo até os seis meses de vida;
- beber somente água tratada, filtrada ou fervida;
- beber bastante líquidos, principalmente nos dias mais quentes;
- observar se os encanamentos da residência não estão furados;
- manter os depósitos de água sempre fechados e fazer limpeza regularmente;
- não tomar banho em rio, açude ou piscina contaminada;
- manter a higiene da casa, pessoal e dos utensílios de mesa e fogão;
- lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos, antes de amamentar, após a troca de fraldas de crianças ou após usar o banheiro;
- proteger os alimentos de moscas, baratas e ratos;
- lavar cuidadosamente as verduras e frutas.

Como preparar o soro caseiro:

Misture em um litro de água mineral, de água filtrada ou de água fervida (mas já fria) uma colher pequena (tipo cafezinho), de sal e uma colher grande (tipo sopa), de açúcar. Misture bem e ofereça o dia inteiro ao doente em pequenas colheradas.

Fonte: Ministério da Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2053-diarreia-e-desidratacao.