02 SET 2019
Roda de Conversa sobre hipertensão e diabetes na Comunidade Pedra Redonda

A Equipe de Saúde da ESF Lavras Velhas realizou uma roda de conversa com hipertensos e diabéticos na Comunidade Pedra Redonda, com a participação das acadêmicas do internato rural de medicina da UFMG.

A conversa, realizada na última quinta-feira (29/08), teve como objetivos promover a co-responsabilização dos participantes (autocuidado) enquanto responsáveis pela sua vida; ampliar o conhecimento da população sobre Hipertensão arterial sistêmica (HAS) e Diabetes mellitus (DM) seus riscos e complicações; estimular as práticas de hábitos saudáveis; verificar as dificuldades relacionadas a adesão ao tratamento.

A prevenção e o controle da hipertensão arterial e do diabetes são ações prioritárias na Atenção Básica.

Para a hipertensão estão previstas: ações educativas para controle de condições de risco (obesidade, sedentarismo, tabagismo) e prevenção de complicações, diagnóstico de casos, cadastramento de portadores, busca ativa de casos, tratamento dos doentes, diagnóstico precoce de complicações e primeiro atendimento de urgência.

Para o diabetes estão previstas medidas preventivas e de promoção da saúde (ações educativas sobre condições de risco (obesidade, sedentarismo); ações educativas e de apoio para prevenção de complicações (cuidados com os pés; orientação nutricional, etc) diagnóstico de casos, monitorização dos níveis de glicose sanguínea e diagnóstico precoce de complicações, primeiro atendimento de urgência, encaminhamento de casos. Essas são as principais ações desenvolvidas na rede de atenção básica do SUS.