06 DEZ 2019
Campanha de prevenção de uso de drogas

A Prefeitura Municipal De Serro, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou palestra sobre prevenção ao uso de álcool, tabaco, outras drogas e à violência.

O evento ocorrido em 04/12 2019, na ESF Vertente do Jequitinhonha, Distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras tem o objetivo de promover a cultura da paz e compõe o Programa Saúde na Escola (PSE).

A palestra coordenada pela enfermeira da ESF, Akíria Amador se dirigiu aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Mestra Virginia Reis.

O Programa Saúde na Escola (PSE), de âmbito nacional, tem como objetivo a integração e articulação permanente da educação e da saúde possibilitando o melhoramento da qualidade de vida da população.

O PSE visa também contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Segundo Akíria, “Sabemos que as drogas lícitas e ilícitas estão presentes na sociedade e os jovens são a população mais vulnerável a esse agravo à saúde. A escola, por ser um polo privilegiado para a formação dos valores éticos e morais, cumpre papel primordial na prevenção ao uso de álcool e drogas pelos estudantes, que são o futuro da nossa sociedade”.

O foco da dinâmica foi enfatizar a corresponsabilidade dos alunos pelas suas ações e estimulá-los a optar por escolhas saudáveis e conscientes desenvolvendo o protagonismo e a autonomia dos jovens.

“A prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas e violência resulta na promoção da cultura da paz nas escolas e deve ser atividade contínua disseminando a promoção da saúde em todo o município”. Afirma a enfermeira.

Sobre a violência, ela diz se tratar de problema sistêmico contra as mulheres e uma grande questão de saúde publica. “Existem relatos de manifestações de diversas desigualdades que possuem raízes biológicas, psicológicas, sociais, culturais e econômicas. Daí, a necessidade de se discutir essa temática nas escolas”. Completa Akíria.

A ação contou com apoio do Diretor da Escola Estadual Virginia Reis Ulisses Tomas Ribeiro e da equipe de professores do Ensino Médio.