19 JUN 2020
Comitê Covid 19 esclarece informações do Boletim Diário.

Em atenção a dúvidas levantadas, por meio das redes sociais, sobre as informações dos dados publicados no Boletim Diário, o Comitê Extraordinário Covid 19 de Serro informa às cidadãs e cidadãos serranos:

Os boletins contém dados quantitativos sobre os casos de Covid 19, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

Neles constam o total de casos notificados, confirmados, em investigação, investigação concluída e os detalhamentos de cada uma dessas categorias.

A fonte dos dados publicados são retirados do E SUS VE- banco de dados-que é alimentado pelas notificações da Casa de Caridade Santa Tereza e das Unidades Básicas de Saúde.

De certo período para cá, são incluídas nos boletins as testagens realizadas pela empresa Anglo American, no âmbito de seus funcionários e colaboradores, atitude considerada oportuna, por contribuir para uma aproximação maior da realidade de contaminações em nosso município.

Assim, os boletins foram publicados diariamente até o dia 17/06 /2020.

A partir do dia 18/06/2020, o Boletim agregou informações de outras instituições privadas, que também realizam testagem e se dispuseram a contribuir para amenizar as subnotificações dos casos de Coronavirus em nosso município.

A permanecer o aumento de casos, há a tendência de ampliar o numero de instituições que se dispõem a realizar testagens, iniciativas consideradas fundamentais neste momento, pois contribuem para fornecer à população dados mais aproximados da realidade dos fatos.

A fim de evitar a publicação de marcas múltiplas de empresas comerciais privadas, e por respeito a algumas instituições que decidem por utilizar o direito do anonimato, suprimiu-se o nome das instituições nos Boletins diários.

No entanto, esclarecemos que a Empresa Anglo American permanece enviando os resultados de suas testagens diárias, assim como as demais, as quais manifestamos nossa gratidão, pois contribuem para maior clareza das informações.

Agradecemos as manifestações nas redes sociais, pois elas expressam o posicionamento de cidadãs e cidadãos comprometidos com a saúde e com o bem estar de nossa comunidade.

A voz da comunidade é o nosso objetivo e nossa referência.

Ela nos ajuda a melhor tratar essa questão de vida e morte de seres humanos.

Reiteramos nosso compromisso com os princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência no trato com a coisa pública, com o respeito à comunidade de Serro e o incansável trabalho para superarmos esses momentos difíceis que passamos.

Permanecemos à disposição.

Herondina Leandra Moreira

Secretária Municipal da Saúde de Serro -MG.