06 AGO 2020
EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER SE MOBILIZAM EM SERRO

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Serro busca alternativas para atenuar as consequências da pandemia no município de Serro.

Para manter a continuidade do Processo de Ensino previsto na Resolução nº 4310/2020, que regula o cumprimento da carga horária anual prevista, os alunos da rede municipal são assistidos com os Planos de Estudos Tutorados - PET´S.

Para a Secretária Municipal de Educação, Esporte Lazer, Waldynéia Faria, a situação exige criatividade e ações objetivas por parte dos gestores públicos.

“Sabemos que a base da sociedade é a educação. Junto a ela, o esporte e lazer, complementam o ensino dos cidadãos.” Afirma Waldynéia.

PET une escola e família

Os PET’s são instrumentos de aprendizagem, que permitem aos estudantes, mesmo fora da escola, à resolução de questões e atividades escolares programadas. As atividades são realizadas em suas próprias casas, sob o acompanhamento dos pais, seguindo orientações dos professores.

“Sensibilizados com a suspensão das aulas e o cancelamento dos campeonatos, da escolinha de futebol e diversas atividades, nós estamos empenhados em proporcionar às nossas crianças o direito de prosseguir e progredir no processo de Ensino Aprendizagem, mantendo o vínculo família – escola.” Explica a Secretária.

“Cientes de que a comunidade escolar da rede municipal, em sua maioria, não dispõe de acesso à internet, e para garantir a todos igual acesso ao estudo, foram elaboradas apostilas para atender à realidade dos nossos alunos. Realizamos uma ação conjunta com todos os servidores de nossas pastas, entregamos os PET´S nas 27 Unidades escolares (Escolas e Creches) da rede municipal, tanto na sede quanto na zona rural.” Afirma Waldynéia.

“A terceira remessa de PET’s está prevista ainda para o mês de agosto.” Acrescenta a Secretária.

Além dos PET’s, a Secretaria Municipal de Educação manteve a distribuição dos kits de merenda escolar às famílias dos alunos da rede municipal de ensino cadastradas no CadUnico do SUAS.

A ação tem por objetivo atender alunos em estado de vulnerabilidade, em consonância com as diretrizes do Comitê Covid-19 – Serro.

Em julho, o benefício que visa amenizar os impactos da pandemia na vida dos estudantes e seus familiares, contemplou 227 famílias.

As entregas foram feitas por meio do Conselho de Alimentação Escolar, juntamente com a nutricionista, Regiane de Melo, representando a Secretaria Municipal de Educação, na escola em que o aluno se encontra matriculado.

“Todas as normas de prevenção à Covid-19 foram obedecidas, desde a confecção das cestas até o momento de entrega. Hoje, a preservação e valorização da vida de todos nós são valores primordiais, que comungamos com a comunidade.” Declara a Secretária de Educação.

Um destaque especial foi dirigido ao professor. Waldynéia avalia que educar em tempo de pandemia é, acima de tudo, reconhecer a relevância do professor como verdadeiro mediador do processo de ensino - aprendizagem.

“Nenhum aparato tecnológico é capaz de substituí-lo e seu papel é primordial neste novo contexto educacional. Portanto, é necessário registrar a nossa gratidão pelo brilhantismo de todos vocês no desenvolvimento do teletrabalho. Extrapolando os limites da sala de aula, vocês se reinventam, para que as nossas crianças tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem.” Registra.

“Estendo minha gratidão a todos os servidores da Educação, Esporte e Lazer, que estão também na linha de frente desta batalha contra a Covid-19. Vocês são heróis e devem ser reconhecidos como tais”. Reconhece a Secretária.

“Neste cenário desafiador de pandemia, o momento é oportuno para estreitarmos laços de parceria, confiança e gratidão a todos os envolvidos na educação, esporte e lazer em nosso município. Agradecemos e homenageamos a todos os servidores tão comprometidos e dinâmicos dessas pastas essenciais e comprometidas com o futuro da sociedade”. Completa Waldynéia.

Veja as fotos nas galerias abaixo.