29 ABR 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Distribuição de Kits de Verduras - PAA

As cestas do PAA são kits montados com verduras e legumes produzidas por cidadãos serranos que vendem seus produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.

Em Serro, o PAA é executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que após receber os produtos das famílias, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, monta os kits e distribui para famílias em vulnerabilidade social.

Essas famílias são acompanhadas pelo PAIF, que é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família. Ou seja, são famílias que tem um histórico social vulnerável e que atende aos critérios estabelecidos para recebimento desse auxílio.

O CRAS descentralizou a forma como ocorre a distribuição desses kits. Anteriormente, os kits eram entregues na Antiga Sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária, o que gerava filas e por diversas vezes, famílias realmente necessitadas não recebiam o kit, visto que eles são limitados e eram entregues por ordem de chegada.

Hoje, a entrega é feita por localidades e diretamente nas famílias que mais necessitam no momento. A seleção das famílias é feita previamente e envolve o CRAS, o CREAS e a Secretaria de Desenvolvimento Social, destinando corretamente os kits para os beneficiários mais vulneráves naquela semana.