16 JUL 2021
Encontro de Municípios Produtores de Queijo Artesanal da Região do Serro
A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio promoveu um encontro entre os Municípios Produtores de Queijo Artesanal da Região do Serro para estreitamento de laços, parcerias e debate sobre o Queijo Artesanal, suas implicações culturais, a importância do modo de fazer da Região do Serro, com uma abordagem na perspectiva turística regional.

Destaca-se, que o modo de fazer o Queijo Artesanal da Região do Serro foi o 1º bem registrado como Patrimônio Cultural e Material do Estado de Minas Gerais, em agosto de 2002.

O encontro, realizado na Escola Municipal Infantil Irmã Carvalho, no último dia 13 de julho, contou com a presença de representantes das Prefeituras de Serro, Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Sabinópolis e Alvorada de Minas, representantes da EMATER-MG e Serro Films.

Na oportunidade, o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Serro, Sr. Marcelo Tibães, falou sobre o que é o Salão do Queijo, seu funcionamento e espaço, além de convidar os outros municípios a também se apropriarem e contribuírem para a ampliação e desenvolvimento do acervo do Salão.

Os Municípios Produtores têm, no Salão do Queijo, um espaço multiuso que valoriza a história e cultura do Queijo do Serro, que, notadamente, é reconhecido pelo IEPHA-MG como Patrimônio Cultural da Natureza Imaterial, além de Patrimônio Nacional, e existe uma atmosfera mística no entorno da sua produção nos municípios da Região.

Ainda na pauta, foram abordados assuntos diversos com foco nas peculiaridades da produção do Queijo Artesanal da Região do Serro.

Esse primeiro encontro, trouxe à tona a real necessidade de aproximação entre os Municípios Produtores, para que seja debatido o desenvolvimento econômico, cultural e turístico, envolto e propiciado por essa atmosfera mística do Queijo Minas Artesanal nos 11 municípios integrantes da Região do Serro.

Estão previstos novos encontros para continuidade do debate e desenvolvimento de ações pelo grupo formado.