20 JUL 2021
Prefeitura Municipal de Serro realiza Mutirão de Castração de Cães e Gatos
Começou hoje o Mutirão de Castração de Cães e Gatos no Município de Serro, em Castramóvel instalado junto à Rodoviária.

Através da Equipe da ONG AJUDA –  Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais, a Prefeitura Municipal iniciou na manhã desta terça-feira, a esterilização de cães e gatos em trabalho que contemplará 280 animais no total, até o dia 23 de julho, sexta-feira próxima.

Para selecionar os animais, dos mais de 500 inscritos, foram utilizados critérios preestabelecidos pela ONG AJUDA, priorizando animais de rua, tutores de baixa renda/cadastramento único, tutores que tiverem adotados animais em situação de rua e tutores de animais semi-domiciliados.

O mutirão é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Serro, a ONG AJUDA – Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais, ONG Serro Guardiões de Rua e a Clínica Veterinária e Pet Shop Vet Clin, viabilizada pelo Deputado Estadual Noraldino Jr.

A Equipe que está em Serro, coordenada por Simone Krass, é composta, com ela, por 7 profissionais, sendo três veterinários, um assistente, uma educadora ambiental e o motorista da Van.

Para Simone, “Castrar é a solução para o controle populacional de nossos cães e gatos. Em Minas Gerais são cerca de 35 milhões de cães e gatos e precisamos castrar o máximo para controlar a população de nossos animais. Somos três equipes, rodando os municípios de Minas Gerais. É castrando que podemos dar uma melhor qualidade de vida para eles. Precisamos que a população se conscientizar que castrar é a solução. Cada vez que você aplica uma vacina anti-cio em uma cadela, é uma sentença de morte que você está dando ao animal.”

O Prefeito de Serro, Epaminondas Pires de Miranda (Nondas), que recepcionou a equipe em sua chegada junto com a Secretária Municipal de Saúde, Karina Pertile, e o Secretário de Obras, Transporte, Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Hélvio Maia, celebrou o início dos procedimentos no Município.

“Para nós é importantíssima a presença da Equipe do Castramóvel em Serro. Temos hoje, estimados, cerca de 6.500 animais, mas sabemos que esse número pode ser bem maior. Castrar é uma forma de controlar o crescimento desordenado da população de cães e gatos, além de ser uma forma de prevenir doenças e tumores em nossos animais.” Exalta o Prefeito Nondas.

“Agradeço muito à equipe que se deslocou para nosso Município e ao Deputado Noraldino Jr. que viabilizou este mutirão em Serro. Nossa equipe da Vigilância em Saúde está mobilizada junto à equipe do Castramóvel. Reafirmamos nosso compromisso com a Saúde Pública e, juntos, com o Deputado Noraldino, promoveremos novos mutirões.” Encerra o Prefeito.