30 MAI 2022
SAÚDE
Saúde da Mulher Serrana é prioridade em novo programa que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Serro em parceria com o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e seus grupos acadêmicos irão lançar o Programa de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero em Serro.

O Evento de lançamento do Programa, sob responsabilidade das estagiárias e discentes da Enfermagem/UFVJM, Amanda Cruz e Mariana Araújo e supervisão dos docentes, Fabiana Angélica e George Sobrinho, promoverá uma série de ações voltadas para a mulher serrana com foco na conscientização, esclarecimentos e prevenção do Câncer de Colo de Útero.

Em estatísticas do Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde, em 2022, surgiram cerca de 16.710 novos casos e com um índice de mortalidade em torno de 6.627 óbitos, sendo considerado o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Visando contribuir para a redução dessas estatísticas, o lançamento do Programa acontecerá na manhã do próximo dia 08 de junho (quarta-feira ), em evento público na Praça Dr. João Pinheiro.

O mesmo será realizado das 08h às 12h, contará com Rodas de Conversa para debater acerca do programa de prevenção ao câncer, câncer de colo de útero, sobre o câncer de mama, além do exame Preventivo ou Papanicolau e sua importância na identificação de alterações e possíveis lesões no colo do útero.

Dentre as atrações, as 100 primeiras participantes receberão lembranças personalizadas, além de brindes serão concedidos ao longo do evento para as mulheres que mais participarem, sorteios diversos e um maravilhoso show ao vivo com Luana Machado.

Todas as mulheres serranas estão convidadas para comparecer e participarem de uma manhã repleta de atividades com foco na mulher e na saúde feminina.

Cuidar-se é o maior ato de amor!

Esse evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Serro, Secretaria Municipal de Saúde de Serro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Enfermagem da UFVJM, LASAM - Liga Acadêmica de Saúde da Mulher – Multidisciplinar, LAGO - Liga Acadêmica de Obstetrícia e Ginecologia - Medicina UFVJM e do Projeto de Extensão Florescer Sempre Viva Bem/UFVJM.