28 JUN 2022
Município de Serro se destaca no Programa Previne Brasil
Durante a pandemia, diversos indicadores da Saúde Pública do Município de Serro apresentaram índices baixíssimos.

Com o cenário visto, a Secretaria Municipal de Saúde passou, desde 2021, a trabalhar para elevar as estatísticas serranas em um esforço conjunto entre as equipes das Unidades de Saúde, Coordenadorias e Vigilância em Saúde.

Com o empenho dos profissionais da saúde, o Serro vem apresentando grande evolução nos indicadores previstos pelo Programa Previne Brasil, como pode ser constatado nos gráficos anexos.

Para a Coordenadora de Atenção Básica, Fernanda Teixeira Vieira, o monitoramento desses dados é de extrema importância para o planejamento da Saúde.

“Monitorar e estudar esses dados nos possibilita focar nas métricas necessárias pelo programa Previne Brasil, e nossas equipes vem trabalhando muito para alcançar essas metas.” Comenta Fernanda.

Entre os indicadores que ainda precisam ser melhorados no município, está a cobertura de exames citopatológicos, e na busca de viabilizar a melhora deste indicador e oportunizar a realização do exame para as mulheres que trabalham durante a semana, a Secretaria de Saúde implantou o Programa de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero.

Nesse programa, todas as Unidades Básicas de Saúde do Município funcionarão em um sábado por mês para a coleta do exame preventivo do colo do útero das mulheres que não podem comparecer a UBS entre segunda e sexta-feira.

Segundo a Secretária de Saúde, Karina Pertile, o alcance dos indicadores do Previne Brasil representa uma oportunidade de qualificação dos serviços.

Conheça o Previne Brasil

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, instituído em 2019 pelo Ministério da Saúde, que leva em conta três critérios para realizar o repasse de incentivos financeiros aos municípios. São eles: cadastro de pessoas, indicadores de saúde (pagamento por desempenho) e credenciamentos dos programas e ações estratégicas (incentivo para ações estratégicas).

O objetivo é aumentar o acesso das pessoas nos postos de saúde do Brasil, ampliar o vínculo entre pacientes e equipes de saúde, equilibrar valores financeiros per capita referentes à população cadastrada nas equipes de saúde e incentivar a adesão a programas específicos.

No caso do pagamento por desempenho, os indicadores são:
Indicador 1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação;
Indicador 2 - Proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV;
Indicador 3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
Indicador 4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS;
Indicador 5 - Proporção de crianças de 1(um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, Infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo b e Poliomielite Inativada;
Indicador 6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;
Indicador 7 - Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre;