26 MAI 2023
SAÚDE
Hospital Casa de Caridade Santa Tereza passa a receber R$ 4 milhões de investimentos federal por ano após empenho de sua Diretoria, da Prefeitura de Serro e da Secretaria de Saúde
Investir na Saúde Pública Municipal é uma prioridade para a Administração Municipal e buscar novas formas de custear a estrutura já existente e financiar novos programas e projetos é vital para desenvolver e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Serro e a Casa de Caridade Santa Tereza vêm trabalhando incessantemente em um movimento hercúleo para aumentar a receita do hospital de Serro, visto o déficit financeiro da instituição.

Em 16 de fevereiro de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde passou a assumir a gestão dos prestadores de serviços de saúde no Município, ou seja, tornou- se Gestão Plena. Isso significa que, desde 2022, é o Município quem gere os recursos que chegam através dos outros entes federados (Estado e União), repassando para a Casa de Caridade Santa Tereza e monitorando o cumprimento de metas e indicadores. Esse foi o primeiro passo para ampliar o aporte de recursos que o município recebe para o repasse ao Hospital.

Entremeio às reuniões entre a Prefeitura de Serro e a Diretoria da Casa de Caridade Santa Tereza, foram realizados estudos juntamente com a Superintendência Regional de Saúde e pleiteou-se junto ao governo de Minas, o aumento do repasse, de forma a atender às necessidades do Hospital de Serro.

O Estado aprovou e deliberou a CIB-SUS/MG Nº 3.917, DE 17 DE AGOSTO DE 2022.

A partir desse documento, a Prefeitura Municipal e a diretoria do Hospital Casa de Caridade Santa Tereza estavam aptas a pleitear o aumento do repasse através do sistema de alta e médica complexidade junto ao Ministério da Saúde.

No início de 2023, uma excelente notícia para o Serro: Helvécio Miranda Magalhães Júnior, Serrano de família, foi nomeado o atual Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde.

Com família serrana e forte carinho com o Serro, no dia 24 de março foi realizada uma reunião virtual entre o Prefeito Nondas e a Diretoria da Casa de Caridade Santa Tereza com o Secretário Helvécio, quando foram pautadas as demandas do Hospital do Serro e a relevância da Instituição para a Saúde Pública da cidade e região.

Após diversas tratativas, na última sexta-feira, 19 de maio, saiu a publicação no Diário Oficial do novo repasse anual: além dos R$180.000,00/mês que Serro recebia do Governo Federal, vai passar a receber mais R$333.922,18/mês, representando um acréscimo anual de R$4.007.066,21 ao ano.

Salienta-se que, além dos valores de toda essa tramitação, a Prefeitura tem repassado mais de R$ 2 milhões/ano em recursos próprios para a Casa de Caridade Santa Tereza.

A Administração Municipal reitera o compromisso com a Saúde Pública e reforça sua parceria com a Casa de Caridade Santa Tereza de Serro. Seguimos juntos e trabalhando para ampliar a oferta de Saúde com muita transparência para todos os serranos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: FAZENDO HOJE, CONSTRUINDO O AMANHÃ!