04 JAN 2024
TURISMO
Festival Encontros Literários no Serro: uma celebração multifacetada da literatura

Famoso por sua história, suas tradições e por possuir belas cachoeiras e paisagens, o município de Serro-MG, conhecido também como “Terra do Queijo”, irá sediar, entre 11 e 21 de janeiro, o Festival Encontros Literários, evento realizado pelo Ministério da Cultura e pela Pomar Cultural em parceria com a Prefeitura Municipal - Secretaria de Turismo, sob a Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio do Grupo Herculano.

Com a expectativa de público de 10 mil pessoas (5 mil a cada final de semana), o projeto, que se destaca como um tributo à literatura e à essência cultural e histórica da região, objetiva proporcionar ao público encontros enriquecedores entre renomados pensadores e autores brasileiros, encontros estes que se desdobram em conversas focadas em temas contemporâneos relevantes, promovendo a discussão de ideias, a troca de saberes e a construção de conhecimento.Excelente oportunidade para moradores e turistas em busca de novos horizontes para nutrir corpo e alma.

A diversidade e tecnologia  são pontos fundamentais do festival, que, entre suas 24 ações programadas, contará com a participação de 14 autores de diversos gêneros, oficinas literárias e palestras com transmissão ao vivo pelo youtube. Serão várias obras apresentadas aos participantes, tudo com entrada gratuita. Um dos destaques da programação será a apresentação do espetáculo literário musical  “Nada será como antes”, que conta a história do Clube da Esquina com atuações da cantora Débora Maré e do escritor Murilo Antunes.

Entre os autores já confirmados, destacam-se renomados talentos da literatura nacional, como Jarid Arraes (@jaridarraes), criadora do @clubedaescrita e vencedora de importantes prêmios do segmento, também autora de "Heroínas Negras Brasileiras"; Igor Pires (@igorpires_), autor de "Textos para tocar Cicatrizes"; Murilo Antunes (@muriloantunespoeta), poeta do Clube da Esquina e compositor de canções notáveis; Márcio Borges (@marcioborgesclube), compositor do Clube da Esquina,  co-autor de várias composições célebres em parceria com Milton Nascimento e com seu irmão Lô Borges; o renomado Zack Magiezi (@zackmagiezi), responsável pelas obras "Estranherismo" e “O amor vem depois”; e Fabrício Carpinejar (@carpinejar), autor que possui mais de 51 livros publicados com mais de 900 mil exemplares vendidos.

Vale ressaltar a participação de músicos de destaque, como Adriano Campagnani (@adrianocampagnani), responsável pelo CD "Instrumental das Esquinas"; Carlos Otto, autor do álbum "Do Interior"; e Juarez Moreira (@juarezmoreiraoficial), criador do aclamado álbum "Cine Pathé".

Programação:

11/01 - 20h - Giordano Leonardo

12/01 - 19h - Jarid Arraes

12/01 - 20h - Igor Pires

12/01 - 21h30 - Show com Adriano Campagnani Trio

13/01 - 11h - Encontro Literário: Jarid Arraes e Igor Pires

13/01 - 19h - Teresa Cadernas

13/01 - 20h - Eliana Alves Cruz

13/01 - 21h30 - Show com Carlos Otto

14/01 - 11h - Encontro Literário: Eliana Alves Cruz e Teresa Cadernas

18/01- 20h - Danilo Arnaldo

19/01- 19h - Murilo Antunes