Na última sexta-feira, o Prefeito de Serro, Nondas Miranda, reuniu-se com o Sr. Valderes Quintino Silva, da Comunidade Quilombola de Queimadas, para tratar sobre o Projeto Quilombo Vivo. Esse projeto é desenvolvido pelo Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES) e conta com a Coordenação Executiva de Frederico Augusto Alves Gonçalves.
Durante o encontro, Valderes apresentou um balanço das ações realizadas no município de Serro entre 2019 e 2023. Entre as iniciativas destacadas estão: a destinação de recursos e o apoio para a construção do Centro Comunitário de Queimadas, do Centro Comunitário de Fazenda Santa Cruz e de um engenho no Baú; o suporte e investimento no Centro Comunitário do Ausente; a construção de um centro comunitário e a distribuição de água na Serra da Bicha; além da implementação de hortas na comunidade de Jacutinga, galinheiros na Barra da Cega e projetos de artesanato em Floriano, Mumbaça e Condado. Outras ações incluem a construção do Centro Comunitário de Vila Nova e diversos projetos em outras comunidades quilombolas.
Ainda na reunião, Valderes anunciou a continuidade do Projeto Quilombo Vivo, agora em sua segunda fase, que será expandido para comunidades quilombolas localizadas nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim.
Aproveitando o encontro, Valderes entregou ao Prefeito Nondas, ofício convite para reunião sobre o Projeto Quilombo Vivo e sua execução, que acontece virtualmente no próximo dia 28 de janeiro.
Veja o vídeo.
“PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: GESTÃO 2025/2028 – “SERRO CADA VEZ MELHOR”