A Prefeitura de Serro manifesta seu apoio ao Distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras e informa que segue atenta, cobrando e acompanhando a situação do desabastecimento de água, que persiste nos últimos dias e tem causado sérios transtornos a moradores, comerciantes e turistas.
Desde o início, a Prefeitura tem cobrado, de forma incisiva, providências da Copanor, responsável pelo fornecimento de água, e segue exigindo uma solução definitiva e imediata para o problema.
Segundo o coordenador da região, Anderson, o desabastecimento começou uma queda de energia que afetou o funcionamento da bomba. Posteriormente, ocorreu o rompimento de uma tubulação em área de mata e que, após a substituição da tubulação, um aumento na pressão do sistema causou a queima da bomba responsável pelo abastecimento. Embora a Copanor tenha realizado a substituição do equipamento, a nova bomba também apresentou falhas, exigindo nova troca.
Além disso, a Copanor encaminhou dois geradores de energia para que possa atender a demanda de fornecimento de energia temporariamente. São Gonçalo conta com dois poços em funcionamento e um terceiro, que não está em operação devido à insuficiência no fornecimento de energia elétrica. A Copanor afirma ter solicitado o aumento de carga, mas até o momento, essa solicitação não foi atendida.
Mesmo com as ações emergenciais, o distrito continua enfrentando falta de água, agravada por novos vazamentos no sistema e nova queda de energia. Às vésperas do Carnaval, período de alta visitação turística, a falha no abastecimento tem causado prejuízos a pousadas, casas de aluguel, comércios e serviços essenciais, como o atendimento de saúde.
A Prefeitura de Serro reforça que considera inaceitável a continuidade dessa situação e exige que a Copanor adote, com urgência, medidas eficazes e definitivas para restabelecer o fornecimento de água em São Gonçalo do Rio das Pedras.
A Administração Municipal segue atuando de forma firme, cobrando as responsabilidades da concessionária para garantir o direito da população ao acesso regular à água, bem essencial à vida e ao desenvolvimento local.
“PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: GESTÃO 2025/2028 – SERRO CADA VEZ MELHOR”