Na manhã desta terça-feira, 15 de julho, o Prefeito de Serro, Nondas Miranda, juntamente com o Chefe de Gabinete, Hélvio Maia, a Procuradora Jurídica, Ivanice Araújo, o Secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, Ruidiely Figueiredo e a Secretária de Infraestrutura, Trânsito e Transportes, Tamires Queiroz, receberam a Coordenadora Técnica do Consórcio CONCIP UVF Serro, Renata Duque, para tratativas acerca do início da operação do Projeto Cidades Inteligentes, oriundo de uma PPP – Parceria Público Privada.
A primeira fase do projeto consiste na manutenção e na modernização de mais de 2 mil pontos de iluminação pública, que terão as lâmpadas de vapor de sódio substituídas por luminárias de LED. A mudança visa reduzir o consumo de energia e aumentar a segurança pública e a qualidade de vida dos moradores.
As próximas etapas incluem a instalação de xx usinas fotovoltaicas, 15 km de fibra óptica, 8 (oito) pontos de videomonitoramento e 18 (dezoito) pontos de internet gratuita para a população. Toda essa rede também fornecerá suporte a 55 prédios públicos, criando uma infraestrutura integrada que otimizará os serviços oferecidos pelo município.
Um Centro de Controle Operacional (CCO) foi implantado para gerenciar e monitorar todos os dados e informações do projeto.
Serro é a segunda cidade histórica do Brasil a aderir a um projeto de Cidade Inteligente com um escopo tão amplo. A iniciativa é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) em que se sagrou vencedor o Consórcio CONCIP UVF Serro, formado pelas empresas SIGMA Engenharia e SITRAN. O investimento previsto é de R$ 50 milhões de reais ao longo de 25 anos.
Após a reunião na sede da Prefeitura, os participantes do encontro estiveram no Centro de Controle Operacional, para conhecer as instalações e a equipe, além de detalhes do funcionamento do CCO, materiais e equipamentos já disponíveis.
PREFEITURA MUNICIPAL DO SERRO – GESTÃO 2025/2028: "SERRO CADA VEZ MELHOR"