20 AGO 2019
Campanha Vacinação Antirrábica de cães e gatos 2019

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde do Município do Serro informa que a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos no município do Serro encerrou nesta segunda feira, 19 de agosto de 2019, e teve como objetivo vacinar 100% da população de cães e gatos estimados pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses/SE/SES-MG.

Foram vacinado 6.638 (101,17%) cães e 763 (106,12%) gatos , sendo ao todo cães e gatos 7.402 vacinados na campanha deste ano.

A campanha objetiva vacinar o maior número de cães e gatos, visando estabelecer uma “barreira de imunidade” em toda a população animal, impedindo a transmissão da raiva entre estes animais, e, por conseguinte, ao homem. É um serviço gratuito, que visa a estender a toda à população os benefícios da prevenção vacinal contra a raiva.

A raiva é uma zoonose causada por vírus, caracterizada por uma encefalite progressiva e aguda. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva, portanto, possíveis transmissores. É de grande importância epidemiológica por apresentar letalidade de quase 100%, possui dois ciclos de transmissão: urbano e silvestre, no ciclo urbano as principais fonte de infecção são o cão e o gato. A transmissão ocorre pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura das mucosas.

No âmbito da saúde pública, a raiva é uma grave zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais infectados para o homem.