30 OUT 2019
SAÚDE
 Academia da Saúde e o Museu Casa dos Ottoni, organizaram uma ação em alusão ao Outubro Rosa.

O evento, que aconteceu no último dia 24/10,iniciou com uma dinâmica conduzida pela psicóloga Patrícia Prudêncio e envolveu a participação de todos os presentes.

Em seguida, houve uma palestre da enfermeira Kellen Silveira abordando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e ensinando os presentes sobre como fazer o auto exame das mamas.

Kellen explicou que os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Ao perceber qualquer um desses sinais, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo a sua residência, para ser avaliado pela enfermeira ou pelo médico.

Na sequência, as alunas da Academia da Saúde  apresentaram  a “Dança do Outubro Rosa”, conduzida pela educadora física Patrícia Ferreira. Houve ainda sorteio de brindes e um lanche de confraternização.

De acordo com Patrícia, eventos como esse são importantes dispositivos de promoção à saúde, pois promovem informação de qualidade, o auto cuidado e a atenção para a saúde física e emocional das pessoas. Participaram da ação cerca de 40 pessoas.