09 JAN 2020
36º Festivale - Ofício circular dos organizadores

OFICIO CIRCULAR 01/2020

PARA: Secretários / Chefes de Setores de Cultura

Assunto: 36º FESTIVALE “DA FOZ À NASCENTE"

Araçuaí-MG, 09 de Janeiro de 2020

Srs. Secretários/Chefes de setores de cultura,

“No período de 26 janeiro a 01 fevereiro de 2020, acontecerá na cidade de Serro (nascente do Rio Jequitinhonha) a segunda etapa do 36º FESTIVALE – Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha - ‘Da Foz à Nascente”.

A proposta da segunda edição é fazer o percurso dos canoeiros que traziam sua mercadoria de Belmonte até o alto Jequitinhonha, levando daqui, o que era produzindo no Jequitinhonha mineiro. Durante o período supracitado, vamos proporcionar à população do vale e da cidade sede, 05 cursos de formação cultural (oficinas culturais), um Festival de Musica que incentiva a produção musical na região e no país, um Concurso de Poesia Escrita e Falada (que incentiva a produção literária), apresentações teatrais, mostra de grupos de cultura popular (grupos folclóricos), Feira de Artesanato (oportunizando aos nossos artesãos um espaço de comercialização de seu produto, sendo considerada uma das maiores feiras do país), shows musicais de corais e com artistas da região como forma de valorização de nossos músicos e de nossa musicalidade.

O evento é itinerante e nas suas 36 edições (em 40 anos de existência) já percorreram 26 municípios, incentivando a produção cultural de toda a região, obtendo resultados importantes no fomento e preservação da cultura do Vale, que geograficamente fica compreendido da nascente do Rio Jequitinhonha, na cidade de Serro - MG, à sua foz, em Belmonte - BA, o que motivou a FECAJE a aceitar o desafio de realizar essa a segunda edição dessa grande festa da cultura popular interligando a Bahia, através de Belmonte às Minas Gerais, no Serro.

Esse 36º FESTIVALE entrará para a História do evento realizando duas edições, ligando os dois extremos, sendo que a primeira edição aconteceu em Belmonte/BA (foz do Jequitinhonha) com o tema "Dos Vales ao Mar" de 21 a 27 de julho de 2019 e a segunda edição acontecera no Serro (nascente do Jequitinhonha) com o tema "Da foz à nascente”, de 26 de janeiro a 01 de fevereiro de 2020.

E dada à importância desse momento histórico, faz-se necessário à presença do poder publico através dos governos municipais e suas secretarias de cultura, garantindo o transporte para os artesãos, Grupos de Cultura Popular, Poetas, Compositores, Atores, Alunos das Oficinas de Formação Cultural para participarem desse grande “Intercambio Cultural”,

Certo do apoio de sua Prefeitura, Secretaria ou Setor de Cultura, coloco-me à inteira disposição para maiores informações através do contato: 33  998292759 - Falar com Cristina ou no nosso e–mail: fecajeoficial@gmail.com

JOSÉ AUGUSTO FRANCISCO PEREIRA

Diretor Executivo - FECAJE