26 JUN 2020

O Comitê Extraordinário COVID-19 de Serro informa à população a decisão da não realização das celebrações públicas da Festa do Rosário 2020, conforme documento oficial encaminhado ao Ministério Público, às igrejas e às Irmandades religiosas.

Tal decisão de interesse comunitário da saúde pública foi tomada em cumprimento à legislação sanitária vigente, em especial, às orientações do Ministério Publico e em virtude do aumento expressivo dos números de casos confirmados da Covid-19 em Serro. Hoje, a despeito da adesão da comunidade na prevenção, nosso município totaliza 17 casos confirmados, com 5 ainda em investigação e um óbito.

O ato religioso proposto pela Irmandade se daria na forma de pequena carreata, onde a imagem de Nossa Senhora do Rosário seria conduzida por algumas ruas da cidade.

Justifica-se, também, a decisão responsável do Comitê, as experiências anteriores de realização de carreatas, quando promoveram aglomerações no número reduzido das ruas estreitas do município, por onde passavam.

No igual risco estaríamos se fossem realizadas as novenas, da forma como foi requerida pela Irmandade, uma vez que o contato próximo entre os fieis ameaçam a saúde da população e estão em choque com todas as recomendações oficiais de prevenção durante a pandemia.

Todavia, serão permitidas reuniões e novenas com a presença de até dez pessoas no templo, para a realização de chamadas ao vivo, celebrações, gravação e transmissão “on line” das cerimônias.

O Comitê Covid-19 manifesta o mais profundo respeito à fé religiosa dos cidadãos serranos e comunga com todos, na certeza de que a prevenção também é um ato religioso verdadeiro, mais humano e mais cristão do que promover aglomerações, que podem ceifar vidas na nossa população.