03 SET 2020

Município de Serro foi classificado na Onda Amarela do Plano Minas Consciente.

O plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” criado pelo Governo de Minas Gerais orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado diante da pandemia da Covid-19.

A proposta, baseada nas informações fornecidas por diversas instituições, tem objetivo de auxiliar os municípios mineiros que aderiram ao Plano do Estado na contenção da pandemia do novo coronavírus.

Entre as ações, está a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, seguindo diversos protocolos sanitários, com vistas a garantir a segurança da população.

O plano agrega dados econômicos, mas, principalmente, dados de saúde pública, a fim de orientar uma tomada de decisão responsável, segura e consciente.

O plano divide as atividades econômicas em três “ondas”:
•    Onda Vermelha – 1ª fase (Serviços essenciais)
•    Onda Amarela – 2ª fase (Serviços não essenciais)
•    Onda Verde – 3ª fase (Serviços não essenciais com alto risco de contágio)

As ondas foram criadas através de dados coletados em todo o estado e são liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada região do estado e a taxa de evolução da Covid-19.

A análise que determina o avanço da Onda para a Onda Amarela é semanal. Já a análise para avanço da Onda Amarela para a Onda Verde é feita a cada 28 dias.

A regressão pode acontecer a qualquer momento, desde que os dados analisados pela Secretaria de Estado de Saúde apresentem risco à saúde dos cidadãos serranos.