04 DEZ 2020

O Plano Minas Consciente, do Governo do Estado de Minas Gerais classifica a Macrorregião de Diamantina e o município de Serro, nas Ondas Vermelha e Amarela, respectivamente, de controle da COVID-19.

O Comitê Extraordinário COVID-19 de Serro – MG esclarece a duplicidade de informações:

Em nota oficial publicada na quarta-feira, 02/12/2020, O Plano Minas Consciente enquadrou a Macrorregião do Jequitinhonha na ONDA VERMELHA, o que significa o endurecimento da prevenção contra a COVID-19, recomendando aos municípios que tomem medidas mais rígidas de controle da pandemia.

O Plano Minas Consciente permite certa autonomia aos municípios, recomendando, todavia, por razões de segurança, que seja apenas para retroceder nos protocolos e não para flexibilizá-los.

Seguindo a orientação do Minas Consciente, o Comitê publicou na imprensa, no dia 03/12/2020, quinta-feira, o enquadramento de Serro na ONDA VERMELHA.

Porém, ao final da tarde de quinta-feira, 03/12/2020, após a divulgação do Comitê à comunidade e à imprensa, as autoridades estaduais de Saúde publicaram em comunicado oficial a nova reclassificação como ONDA AMARELA o município de Serro que integra uma das microrregiões do Vale do Jequitinhonha.

Na manhã da sexta-feira, 04/12/2020, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu via Superintendência Regional de Saúde a nova classificação de Serro como ONDA AMARELA.

O Comitê, portanto, esclarece que o município de Serro está classificado na ONDA AMARELA permanecendo inalterado o Decreto Municipal nº7.235 de 27 de novembro de 2020.

Mantém-se, portanto, a validade dos dispositivos do Decreto quanto às medidas de prevenção à COVID-19 até novas análises e possíveis reclassificações do Minas Consciente para nossa microrregião.

O Comitê reitera seu compromisso de luta contra a pandemia e solicita à população a intensificação de medidas de prevenção.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024