10 SET 2021
35ª Festa do Queijo movimenta cidades da Região do Serro

“Festejar o queijo requer uma atenção especial daqueles cidadãos que, de forma aberta e silenciosa, trabalharam arduamente para que o nosso modo de fazer do queijo, ultrapasse extensões territoriais, o que torna o evento cheio de momentos importantes e especiais", comentou a Secretaria Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento, Ivanice Araújo, durante a Solenidade de Abertura da 35ª Festa do Queijo.

A Festa do Queijo, evento tradicional do calendário serrano, tem como premissa homenagear a produção queijeira da Região do Serro, que representa uma das principais atividades econômicas dos 11 municípios que compõem a região e, em sua 35ª edição, em meio a pandemia, foi adotada uma programação hibrida, garantindo a participação do público presencialmente e a distância.

Durante cinco dias, com uma gama variada de eventos para todos os públicos, a Festa do Queijo contou com atrações como o festival gastronômico “Sabores Afetivos do Queijo” que trouxe diferentes pratos produzidos por estabelecimentos serranos, tendo como principal ingrediente o Queijo da região.

Ainda na programação foi realizada a solenidade de entrega da Comenda “Guardiões do Queijo do Serro” para homenageados indicados pelas instituições organizadoras e participantes, de forma a valorizar àqueles que guardam e ajudam a propagar o modo tradicional da produção do Queijo.

O 36º Concurso de Queijos, uma das principais atrações da Festa, recebeu produtores participantes de diversos municípios e teve como vencedores os serranos Aguimar Antônio Barbosa, Maria Célia de Ávila Pimenta e Lindomar Dâmaso dos Santos, em 1º, 2º lugar e em 3º lugar, respectivamente.

Em parceria com os Correios, foi realizado o lançamento do selo “Queijos do Brasil”, uma edição que homenageia os queijos das diferentes regiões do país.

E encerrando a programação foram realizados diversos seminários e treinamentos voltados para o público produtor.

Foram apresentados, em forma de vídeo, receitas feitas por chefs convidados e atrações musicais regionais, valorizando os artistas locais.

“A 35ª festa do queijo do Serro, embora tenha sido produzida em formato híbrido com atividades presencial e on-line, teve ampla participação da população nas redes sociais. Estimamos uma audiência de mais de 25 mil pessoas acompanhando pelas páginas da Prefeitura e do Experimente Serro.” Destaca o Secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio, Marcelo Tibães.

“Outro ponto que podemos destacar é o fortalecimento da rede de instituições envolvidas na organização do evento. Saímos fortalecidos e já estamos viabilizando novas possibilidades de ações para a 36ª edição da festa em 2022. Além disso, nessa edição do Concurso Regional do Queijo, tivemos 47 produtores inscritos, frente aos 23 inscritos da 34º da Festa, o que mostra que estamos conseguindo atingir o público produtor que queremos. Dos 47 inscritos, 15 se classificaram para participar do Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal (veja a lista). Estamos na torcida por eles e continuaremos buscando meios de ampliar e valorizar a cultura por traz da produção queijeira em nossa região.” Completa Marcelo.

Encerrando a Festa, no dia 07 de setembro, foi realizado o tradicional ato cívico de Hasteamento da Bandeira, que contou com participação de autoridades serranas e população, seguido pela 1ª Edição do Trilhão da Independência do Serro, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes.

Dentre as entidades participantes, marcaram presença representantes do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, SEBRAE, Anglo American, Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro, EMATER, IPHAN/MG, Cooperativa, Sindicatos Rurais das cidades do entorno, servidores estaduais e municipais de Rio Vermelho, Coluna, Serra Azul de Minas, Materlândia, Paulistas, Santo Antônio do Itambé, Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro.

Em função das limitações com a pandemia e visando a segurança dos presentes, todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 foram devidamente observados, como o uso obrigatório de máscara e álcool em gel disponível em diversos espaços do auditório e seu entorno.

Se você perdeu a Festa ou deseja rever os eventos, assista os vídeos abaixo ou acesse o nosso canal no Youtube.
Vídeos Vinculados
LIVE DA 35ª FESTA DO QUEIJO SERRO/MG 2021 - DE 3 À 7 SETEMBRO
VILA DO PRÍNCIPE (35ª Festa do Queijo - Serro/MG)
03/09/2021