17 FEV 2022
EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação de Serro promove ações para dinamizar e expandir a aprendizagem dos alunos

A Secretaria de Educação de Serro, além dos aportes financeiros na Rede Municipal de Ensino, tem desenvolvidos ações visando dinamizar e expandir a aprendizagem dos alunos das escolas municipais.

Dentre as ações, foi criada a apostila Reforço Escolar para o Fortalecimento das Aprendizagens”, que conta com extenso material para orientar e subsidiar os docentes no planejamento de suas atividades em classe e que visa atender aos alunos do Ensino Fundamental.

Esse material, considerando os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos, traz metodologias que devem ser adaptadas para atender ao estudante em seu contexto individualizado, partindo do diagnóstico das competências e habilidades a serem trabalhadas, para um atendimento pedagógico direcionado possibilitando que o ensino-aprendizagem seja mais dinâmico e interativo.

As apostilas foram organizadas pela Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação, por iniciativa da Supervisora Municipal, Márcia Cristina Fagundes.

“As apostilas foram organizadas com diversas sugestões de atividades a serem trabalhadas em sala de aula para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e atividades interdisciplinares com foco em habilidades da matemática e tem como objetivo, a promoção de condições de aprendizagem diferenciadas para os estudantes que não consolidaram as habilidades e competências para o seu ano de escolaridade e principalmente durante o período das aulas remotas.” Comenta a Supervisora Márcia Cristina.

“Espero que o presente caderno possa contribuir com o planejamento do trabalho do professor para o desenvolvimento das atividades no “Reforço Escolar para o Fortalecimento das Aprendizagens”. Diz Márcia.

“A Secretaria de Educação abraçou esse material, muito bem elaborado por sinal, e disponibilizará o xerox das mesmas a todos alunos da Rede Municipal de Educação, para Fortalecimento do Ensino-Aprendizagem.” Agradece a Secretária Municipal de Educação, Aline Flávia Miranda.

“Nesse momento de retomada os alunos apresentam uma defasagem gritante e temos que ter sensibilidade para trabalhar a alfabetização e recuperar o que foi perdido durante o ensino remoto. Sabemos das dificuldades que os pais enfrentaram e as consequências desastrosas que a pandemia trouxe para a vida escolar dos nossos alunos.” Comenta Aline.

Outra iniciativa muito bem recebida pelos profissionais da educação foi a criação de Grupos em aplicativo de mensagens instantâneas divididos na Educação Infantil e Ensino Fundamento I.

Os grupos, também sob coordenação da Supervisora Municipal Márcia Fagundes, visam o compartilhamento de sugestões de materiais didáticos e atividades em consonância com as Propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Eu quero agradecer a Márcia Cristina por essa iniciativa excelente de nos assessorar na escolha de atividades bem-produzidas e com sequência didática. Nesse momento de retomada os alunos apresentam uma defasagem gritante e temos que ter a sensibilidade para trabalhar a alfabetização e recuperar o que foi perdido. Obrigada Márcia. Você sim, entendeu e está prestando um grande serviço de parceria conosco. Um grande abraço.” Comenta a Professora Ana Berenice Briskiewicz.

“Esses trabalhos nos grupos terão sequência de acordo com as necessidades detectadas e estão disponíveis para toda a Rede Municipal e Estadual de Ensino. Já temos enorme participação dos profissionais da educação e continuaremos repassando ferramentas, auxiliando e dando suporte aos Educadores para que, munidos dessas sugestões de atividades pedagógicas, possam vencer as dificuldades presentes na rotina escolar e assim, dinamizar o processo ensino-aprendizagem de nossos alunos.