29 MAR 2023
TURISMO
Serro presente no Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais

O Município de Serro está sendo representado pela Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Grasielle Reis, pela Diretora de Turismo, Kamila Brant e pelo Diretor de Cultura, Rangel de Carvalho no Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) juntamente com seus parceiros: Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).

O evento anual reúne gestores das cadeias produtivas de cultura e do turismo de todo o estado e propõe que as experiências de trabalho e os projetos desenvolvidos sejam compartilhados, a fim de viabilizar o diálogo e a construção de políticas públicas efetivas. A divulgação de ações que visam à geração de emprego e renda, à estruturação, qualificação e profissionalização é, portanto, um dos principais escopos da iniciativa, que busca também facilitar o acesso às políticas públicas em Minas Gerais.

Os encontros são uma oportunidade para estabelecer uma interação entre os municípios, fortalecendo os vínculos. Ao proporcionar momentos de reflexão sobre as estratégias que têm impacto direto para os profissionais que atuam em ambas as áreas, o evento amplia as possibilidades de trocas entre os gestores.

Uma programação diversificada e gratuita é planejada a partir da perspectiva de transversalidade entre cultura e turismo, com o objetivo de estabelecer uma maior proximidade entre Estado e municípios. Além de viabilizar o debate sobre as políticas públicas da Secult e as realizações das pastas das diferentes cidades, as apresentações propostas evidenciam as tradições, as histórias, os costumes do povo mineiro e o universo dinâmico da cultura que permeia e constitui a economia da criatividade.

Durante o evento, foi realizada também a entrega do “Selos Cidade Amiga do Audiovisual”, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), para Serro e outras 119 cidades.

O Selo é uma conquista para o município após a habilitação de profissionais da cidade que participaram do curso de 60 horas “Cidade do Cinema” promovido pela EMC, por meio da Minas Film Commission em 2022. O Curso visou capacitar os profissionais dos municípios participantes para trabalhar com as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual em contexto estadual, nacional e internacional. A capacitação também tratou dos benefícios e impactos econômicos que as locações propiciam, fortalecendo o turismo cinematográfico.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: FAZENDO HOJE, CONSTRUINDO O AMANHÃ!