O município de Serro acaba de formalizar uma parceria inovadora para o Projeto Cidades Inteligentes, que será implementado pelo Consórcio CONCIP UVF Serro, formado pelas empresas SIGMA Engenharia Indústria e Comércio LTDA e SITRAN Sinalização de Trânsito Industrial LTDA. Com mais de 50 milhões de reais investidos, o projeto que está em discussão desde 2021, cujos estudos técnicos foram desenvolvidos pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), traz um conjunto de soluções tecnológicas e sustentáveis, visando transformar a cidade em um modelo de gestão pública e eficiência energética.
A concessão, assinada com prazo de 25 anos, contará com investimentos voltados para eficientização, operação e manutenção dos serviços de iluminação pública, telecomunicações e para a implantação de uma Usina Solar Fotovoltaica.
Um dos grandes benefícios do projeto é a modernização da iluminação pública da cidade. Ao todo, 2.288 pontos de iluminação receberão a troca de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que são mais econômicas e oferecem maior capacidade de iluminação. Isso não apenas reduz o consumo de energia, como também melhora a segurança pública e a qualidade de vida dos moradores.
Além disso, o projeto contempla a implantação de uma rede moderna de telecomunicações, com a instalação de 15 km de fibra óptica, que conectará a cidade de maneira mais eficiente. Serão implementados 8 pontos de videomonitoramento com câmeras estratégicas e 18 pontos de internet gratuita para uso da população, facilitando o acesso à internet e aumentando a conectividade. Essa rede também fornecerá suporte a 55 prédios públicos, criando uma infraestrutura integrada que otimizará os serviços oferecidos pelo município.
Outro componente fundamental da iniciativa é a construção de uma micro usina solar fotovoltaica, cuja energia será destinada aos prédios municipais. A implantação dessa usina permitirá uma significativa redução nos custos com tarifas de energia elétrica, tornando a cidade mais sustentável e ajudando a preservar recursos naturais.
Para gerenciar todas as informações, será implantado um Centro de Gerenciamento Inteligente onde estarão disponíveis todos os dados de videomonitoramento, acesso à internet, dentre outras informações coletadas diariamente.
O Prefeito de Serro, Nondas Miranda, demonstrou grande entusiasmo com o impacto do projeto na vida dos cidadãos serranos:
"O Projeto Cidades Inteligentes é uma iniciativa inovadora que vai transformar nossa cidade em um modelo de gestão pública. Desde 2021, estamos trabalhando junto ao IPGC para implantar essa visão em Serro. Agora, com o uso de tecnologias modernas, vamos otimizar os serviços públicos, reduzir custos, aumentar a transparência e promover a participação cidadã. O resultado será uma cidade mais eficiente, sustentável e inclusiva, oferecendo mais qualidade de vida para todos os serranos."
A Procuradora Jurídica Municipal, Ivanice Araújo, também destacou a importância do projeto para a população: "Cuidar das pessoas que aqui moram é o nosso principal objetivo e com este projeto, ratificamos o compromisso da Gestão com os serranos."
Com a assinatura do contrato, Serro se torna a segunda cidade histórica do Brasil a aderir ao Projeto Cidades Inteligentes e a primeira a fazê-lo com um escopo tão abrangente, que inclui desde a modernização da iluminação pública até a implantação de uma usina solar.
O compromisso da cidade com o futuro é claro: um Serro mais tecnológico, sustentável e conectado está sendo construído, sem perder de vista suas tradições e seu patrimônio histórico.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: FAZENDO HOJE, CONSTRUINDO O AMANHÃ!