25 JAN 2018
Campanha Janeiro Roxo
A Equipe de Saúde da ESF Vertentes do Jequitinhonha, realizou, no dia 25 de janeiro de 2018, ação da campanha Janeiro Roxo, em São Gonçalo do Rio das Pedras.

No dia 25 de janeiro de 2018, a equipe de saúde da Estratégia Saúde da Família Vertentes do Jequitinhonha, coordenada pela enfermeira Andreza, na comunidade de São Gonçalo do Rio das Pedras, realizou uma ação em menção ao Janeiro Roxo, campanha oficializada pelo Ministério da Saúde no ano de 2016, visando conscientizar a população sobre a hanseníase.

A ação contou com a participação de 40 pessoas e objetivou levar até a população informações sobre a doença, seus sinais e sintomas visando assim o diagnóstico precoce e a diminuição das sequelas incapacitantes da doença quando do diagnóstico tardio.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e que atinge a pele e os nervos periféricos, causando manchas esbranquiçadas ou avermelhadas no corpo, com diminuição ou perda de sensibilidade, sensação de formigamento ou dormências nas extremidades do corpo, entre outros sintomas. A transmissão se dá de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável suscetível. Quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações.

A orientação é que as pessoas procurem o serviço de saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se ela apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque.

A hanseníase conta com tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode levar de 6 meses a 1 ano. Ao final da ação, uma paciente, moradora do distrito, relatou a todos os presentes a sua experiência vivida há 07 anos com o diagnóstico da hanseníase.

Se você tem alguma dúvida ou suspeita da doença, não pense duas vezes, procure sua unidade de saúde!

Local: São Gonçalo do Rio das Pedras - Serro/MG