15 OUT 2018
Arborização Anterior

Brazão PrefeituraPrefeitura Municipal de Serro

Comunicado à População

Ref. Requalificação da Praça Ângelo Miranda.

A Prefeitura Municipal de Serro – MG, cumprindo suas reiteradas práticas de agir em benefício da comunidade com absoluta transparência e legalidade, informa à população:

O projeto de requalificação da Praça Ângelo Miranda compõe uma série de melhorias em todo o centro urbano de Serro.

Seus objetivos são:

• Qualificar o espaço público urbano para melhor atender à população e aos visitantes.
  • Humanizar o ambiente nas áreas de maior circulação de pessoas dotando-as de infraestrutura e equipamentos para esse fim.
  • Ampliar o espaço verde em todo perímetro da praça.
  • Assegurar conforto para circulação de pedestres e facilidade de acesso da população e visitantes ao comércio local.
  • Promover melhor distribuição entre espaços de circulação de veículos, por meio de ampliação do estacionamento e alterações no trânsito.

As intervenções realizadas para a requalificação da Praça, conforme consta no projeto inicial aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), incluem:

• Construção de calçadas ininterruptas em ambos os lados da praça. (projeto em fase de adequação)
  • Construção de balizador (guarda-corpo) no desnível entre a praça e a Rua S. José
  • Construção de faixas de pedestres com utilização das mesmas pedras que compõem o pavimento de toda praça, com alteração apenas no sentido de seu assentamento.
  • Drenagem para escoamento de águas pluviais, que, atualmente, tem gerado prejuízos em parte do comércio estabelecido na praça.
  • Plantio de 6 (seis) árvores de espécies adequadas para arborização urbana, com foco no conforto, na humanização do ambiente. Tal intervenção garantirá a perfeita convivência dos indivíduos arbóreos com estrutura de drenagem e pavimentação evitando os constantes alagamentos, que invadem áreas privativas do comércio local.

Para cumprimento das etapas previstas no projeto de execução, tornou-se necessária a retirada de 3 (três) indivíduos arbóreos ali plantados.

A retirada das árvores e substituição por outras em número dobrado e mais adequadas, submetida e aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente do Serro – CODEMA foi tecnicamente necessário para o perfeito funcionamento do sistema de drenagem.

A substituição das árvores foi condição indispensável para conclusão do projeto, cujos resultados para a população serrana se reverterão em um ambiente público mais saudável, mais humano, mais seguro, mais civilizado e, sobretudo, mais harmonizado com as políticas públicas ambientais, com as quais a Prefeitura Municipal e a população serrana comungam inteiramente.

Serro/MG, 15 de outubro de 2018.

Guilherme Simões Neves

Prefeito Municipal