Prefeitura Municipal de Serro
Comunicado à População
Ref. Requalificação da Praça Ângelo Miranda.
A Prefeitura Municipal de Serro – MG, cumprindo suas reiteradas práticas de agir em benefício da comunidade com absoluta transparência e legalidade, informa à população:
O projeto de requalificação da Praça Ângelo Miranda compõe uma série de melhorias em todo o centro urbano de Serro.
Seus objetivos são:
- Qualificar o espaço público urbano para melhor atender à população e aos visitantes.
- Humanizar o ambiente nas áreas de maior circulação de pessoas dotando-as de infraestrutura e equipamentos para esse fim.
- Ampliar o espaço verde em todo perímetro da praça.
- Assegurar conforto para circulação de pedestres e facilidade de acesso da população e visitantes ao comércio local.
- Promover melhor distribuição entre espaços de circulação de veículos, por meio de ampliação do estacionamento e alterações no trânsito.
As intervenções realizadas para a requalificação da Praça, conforme consta no projeto inicial aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), incluem:
- Construção de calçadas ininterruptas em ambos os lados da praça. (projeto em fase de adequação)
- Construção de balizador (guarda-corpo) no desnível entre a praça e a Rua S. José
- Construção de faixas de pedestres com utilização das mesmas pedras que compõem o pavimento de toda praça, com alteração apenas no sentido de seu assentamento.
- Drenagem para escoamento de águas pluviais, que, atualmente, tem gerado prejuízos em parte do comércio estabelecido na praça.
- Plantio de 6 (seis) árvores de espécies adequadas para arborização urbana, com foco no conforto, na humanização do ambiente. Tal intervenção garantirá a perfeita convivência dos indivíduos arbóreos com estrutura de drenagem e pavimentação evitando os constantes alagamentos, que invadem áreas privativas do comércio local.
Para cumprimento das etapas previstas no projeto de execução, tornou-se necessária a retirada de 3 (três) indivíduos arbóreos ali plantados.
A retirada das árvores e substituição por outras em número dobrado e mais adequadas, submetida e aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente do Serro – CODEMA foi tecnicamente necessário para o perfeito funcionamento do sistema de drenagem.
A substituição das árvores foi condição indispensável para conclusão do projeto, cujos resultados para a população serrana se reverterão em um ambiente público mais saudável, mais humano, mais seguro, mais civilizado e, sobretudo, mais harmonizado com as políticas públicas ambientais, com as quais a Prefeitura Municipal e a população serrana comungam inteiramente.
Serro/MG, 15 de outubro de 2018.
Guilherme Simões Neves
Prefeito Municipal