25 MAR 2019
Distrito de São Gonçalo recebe palestra sobre Doença de Chagas

A Prefeitura Municipal De Serro, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma palestra na ESF Vertente do Jequitinhonha no Distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras sobre “Doenças de Chagas”.

Na pauta, o que é doença de chagas, formas de transmissão, sinais e sintomas, prevenção e orientação aos os moradores sobre a importância dos cuidados com sua residência para se manter livre do vetor do Gênero Triatoma conhecido popularmente como “Barbeiro”.

A ação, ministrada pela enfermeira Akíria Amador, contou com a participação das Agentes Comunitárias de Saúde, Débora Cristina Pereira, Silvia das Dores Rodrigues e Liliane Mota, da médica Dra. Lúcia Fátima Santos Ribeiro, do Técnico de Enfermagem André Duarte Barroso, da dentista Bruna Virginia Souza, da auxiliar de saúde bucal Ercia Otoni Costa Santos e também da Auxiliar de Serviços Gerais, Magna Paixão da Rodrigues.

Sobre a doença

A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.

A doença é transmitida pelo popularmente conhecido “Barbeiro”. Ao encontrar o inseto, deve-se capturar de forma segura e entregá-lo vivo no PIT (Posto de Informação de Triatomíneos) que pode ser nas unidades de saúde ou na Vigilância Sanitária no município do Serro.

Transmissão

A transmissão acontece pelas fezes do "barbeiro” depositado sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. A picada provoca coceira, facilitando a entrada do tripanossomo no organismo, o que também pode ocorrer pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca ou por feridas e cortes recentes na pele. Outros mecanismos de transmissão são a transfusão de sangue de doador portador da doença, a transmissão vertical via placenta (mãe para filho), a ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados ou acidentalmente em laboratórios.

Prevenção

Ainda não há vacina contra a doença de Chagas e sua incidência está diretamente relacionada às condições habitacionais e remoção dos criadouros do vetor.

Fonte: