25 MAI 2021
Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas de Serro em debate

O Prefeito de Serro, Sr. Epaminondas Pires de Miranda, empossou na última quinta feira, os novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas de Serro para o biênio 2021/2022.

Presentes, representantes das Comunidades Quilombolas de Ausente, Baú, Capivari,Fazenda Santa Cruz e Queimadas, além de representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Agricultura, EMATER -  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais e CEDEFES - Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva.

A Comunidade de Vila Nova não enviou representantes, pois no momento da reunião estava ocorrendo a aplicação da 2ª Dose da Vacina contra a COVID-19.

Aproveitando a oportunidade, o Prefeito Nondas comunicou aos presentes, dirigindo-se especialmente às Comunidades de Baú e Ausente que o tão aguardado Projeto de Implantação de Sistema de Abastecimento de Águas, pelo convênio junto ao FUNASA - Fundo Nacional de Saúde, será iniciado.

Após anos de adequação e revisão do Projeto, a FUNASA aprovou e depositou o primeiro montante no valor de R$ 1.271.000,00 nas contas municipais.

O Presidente do Conselho, Sr. Lidinei Silva, agradeceu ao Prefeito pelas ótimas notícias e pediu a participação dele em outras reuniões e maior diálogo entre o Executivo Municipal e as lideranças das Comunidades.

Dentre as pautas da reunião, a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 das Comunidades Quilombolas e o Projeto Quilombo Vivo, entre outras demandas das comunidades presentes.

"Esse é um grande momento para as Comunidades que a tantos anos aguardam o ínicio das obras. O Projeto visa levar água potável encanada a todas as residências das Comunidades. Após diversas adequações, o Projeto finalmente está pronto para ser implantado. São inúmeros os beneficios de ter água encanada em sua residência, desde a qualidade da água recebida à prevenção de doenças. Pensamos no desenvolvimento humano de nossos cidadãos, e esse Projeto tem por objetivo isso: desenvolver e levar qualidade de vida aos moradores das Comunidades." Afirma Nondas.

"A princípio serão abrangidas as Comunidades de Ausente e Baú, mas as outras Comunidades também serão contempladas." Completa Nondas.

O Prefeito Nondas anunciou ainda diversos outros projetos para expandir as atividades da Feira Livre, verbas para a Casa de Caridade Santa Tereza e a busca de investimentos para a Cooperativa da Agricultura Familiar.