22 MAR 2023
MEIO AMBIENTE
Momento histórico pelo meio ambiente de Serro no Dia Mundial da Água: Prefeitura de Serro e Instituto Estadual de Florestas – IEF lançam programas para recuperação e manutenção de nascentes e recupera

22 de março de 2023, Dia Mundial da Água, uma data que visa o debate e a conscientização da população a respeito dessa substância, que é essencial para a vida no planeta.

Essa data tão importante, se torna agora histórica para o município de Serro por meio de nova parceria da Prefeitura Municipal e o IEF, que assinaram um importante instrumento de apoio mútuo para implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no município e o desenvolvimento de ações para cercamento e recuperação de nascentes. A parceria foi assinada pela diretora-geral do IEF, Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins e o prefeito Nondas Miranda.

Por meio do acordo mútuo, a Prefeitura de Serro o IEF trabalharão na produção de mudas nativas da região e na realização de eventos para divulgação do PRA na região. O objetivo é engajar e mobilizar produtores e posseiros rurais na adesão ao Programa de Regularização Ambiental, trabalhando para restaurar as nascentes e demais áreas de Preservação Permanente (APP´s),  Reservas Legais (RL´s) e Áreas de Uso Restrito (AUR´s) com as mudas produzidas. Além disso, os produtores e posseiros participarão de discussões atreladas ao plantio de mudas, ao reflorestamento e às melhorias das condições ambientais do território Serrano. No acordo está prevista, ainda, as doações pelo IEF, além de mudas, de arames e estacas para cercamento das nascentes.

Maria Amélia Mattos, diretora-geral do IEF reforça a importância da parceria para o município e para a implementação do PRA em Minas. “O PRA também tem o potencial de estimular outros aspectos importantes ligados ao contexto social e econômico local e regional como a coleta e o beneficiamento de sementes, a produção de mudas e de alimentos por meio dos Sistemas Agroflorestais, a geração de renda, alimentos, produtos florestais madeireiros e não madeireiros e a fixação do homem no campo”, frisou.

Para o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Serro, Rodrigo Orlandi Sales, “as importantes ações a serem introduzidas no município, por meio da parceria firmada com o Governo de Minas, serão o início de um programa que irá, em muito pouco tempo, mudar a realidade das propriedades rurais e do município de Serro como um todo, garantindo, de forma significativa, a redução da escassez hídrica que é cada vez maior, não só na nossa região, como em todo o mundo.”

O prefeito Nondas destacou a preocupação da gestão municipal em desenvolver projetos para proteger o meio ambiente serrano. “Após anos de uma escassez hídrica muito forte e a expansão do desmatamento em nosso município, assinamos esse protocolo de intenções no qual iremos trabalhar para recuperar o máximo de nascentes possíveis em todo nosso território. Agradecemos ao IEF, na pessoa da Maria Amélia de Coni, e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, na pessoa da Secretária Marília Melo por mais essa parceria que nos permitirá trabalhar pelas águas de nossa cidade, além de todo o apoio prestado em nossas ações de preservação ambiental”, disse.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: FAZENDO HOJE, CONSTRUINDO O AMANHÃ!