06 SET 2023
COMUNICAÇÃO
TURISMO
Igreja de Santa Rita e Clube Ivituruy: Restauração dos dois patrimônios históricos serranos é anunciada pelo Município de Serro e pelo IPHAN-MG
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN anunciou a restauração de 13 monumentos históricos em todo o Brasil, dentre eles, dois estão em Serro: a Igreja de Santa Rita e o Clube Ivituruy.

Fruto de grande empenho e negociações entre a Prefeitura de Serro, o Escritório Técnico do IPHAN em Serro, a Superintendência do IPHAN em Minas Gerais, a Mitra Arquidiocesana de Diamantina, as tratativas se intensificaram em 2023, quando foram realizadas reuniões e visitas in-loco nos monumentos citados.

Na tarde da última sexta-feira, 01 de setembro, o Prefeito de Serro, Nondas Miranda, recebeu a Superintendente do IPHAN-MG, Daniela Lorena Fagundes de Castro, o Prefeito de Itapecerica e membro da Diretoria da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Reis (Têko), o Coordenador Técnico do IPHAN-MG, Rômulo Augusto Drumond, a Chefe Substituta do Escritório Técnico do IPHAN-MG em Serro, Roberta Duarte Magalhães, o Chefe de Divisão de Apoio do IPHAN-MG, Marcus Rocha, o Arcebispo Dom Darci José Nicioli, o Advogado da Mitra Arquidiocesana de Diamantina Dr. João Paulo Paranhos e o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Serro, Padre Paulo, momento no qual anunciaram as reformas dos monumentos.
Presentes também no encontro, estiveram a Primeira-dama de Serro, Adriana Miranda, o Secretário Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento, Ruidiely Figueiredo, a Procuradora Geral do Município, Ivanice Araújo e a Secretária de Infraestrutura, Trânsito e Transportes de Serro, Tamires Simões.

As obras em Serro contarão com um orçamento previsto de R$ 9.785.664,23 (nove milhões, setecentos e oitenta e cinco mil, seiscentos e sessenta e quatro reais e oitenta e vinte e três centavos), sendo R$ 5.325.960,04 (cinco milhões, trezentos e vinte e cinco mil, novecentos e sessenta reais quatro centavos) para a Restauração da Igreja de Santa Rita e R$ 4.459.704,19 (quatro milhões, quatrocentos e cinquenta e nove mil, setecentos e quatro reais e dezenove centavos) para a Requalificação Arquitetônica do Clube Ivituruy.

A previsão de duração das obras, para os dois monumentos, é de 24 meses .

O anúncio veio após publicação no Diário Oficial da União.

“Esse é um anúncio há muito esperado por todos nós, serranos, visitantes e pessoas apaixonadas pelo Serro: nosso cartão postal será restaurado!”. Vibra o Prefeito Nondas.

“Desde que assumimos a Administração estamos em constante tratativa com os técnicos do IPHAN, seja no escritório do Serro ou na Superintendência do IPHAN em Minas Gerais acerca de nossos bens patrimoniais e o que seria necessário para conseguirmos restaurá-los. Após muita conversa, finalmente podemos anunciar essas duas obras tão importantes. Continuaremos trabalhando junto ao IPHAN para, além da restauração de nossos monumentos, que possamos trabalhar a educação patrimonial e, principalmente, meios de salvaguardar nossa tricentenária história registrada e preservada em nossos casarões, praças e ruas serranas.” Comemora o Prefeito Nondas.

“Agradecemos a parceria frutífera entre a Prefeitura de Serro, o IPHAN-Serro e o IPHAN/MG, pela qual conseguimos mais essas bençãos para nossa cidade. Vamos devolver esse cartão postal lindo para a Cidade de Serro.” Comenta a Chefe Substituta do Iphan-Serro, Roberta Magalhães.
Autor: Silvestre Natalicio dos Santos - Revisão: Ivanice Araújo
Local: Serro/MG