Com a campanha Outubro Roxo, lança-se o olhar sobre essa síndrome, trabalhando a informação, à conscientização e à mobilização da sociedade em geral sobre o tema.
Em Serro, no dia 16 de outubro, será celebrado pela primeira vez o Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Rett, instituído pela Lei nº 3.540/2025, de 1º de setembro de 2025, de autoria do vereador Dico Serafim, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Nondas Miranda.
A lei foi inspirada na pequena serrana Celina diagnosticada com a Síndrome de Rett. Sua mãe Ana Paula e seu pai Helder enfrentam diariamente desafios impostos pela doença, convivendo com as limitações e buscando políticas públicas, acesso a tratamentos e profissionais que possam amenizar os sintomas diversos da doença.
A partir de sua luta, foi instituída a data, que tem como objetivo promover a informação, conscientização e mobilização da sociedade sobre esse distúrbio neurológico raro que afeta majoritariamente meninas e compromete o desenvolvimento motor e cognitivo.
Esse mês leva a reflexão sobre a inclusão, o acolhimento e o fortalecimento das redes de apoio às famílias que possuem indivíduos com Rett, além de estimular ações educativas e de sensibilização para a comunidade em geral.
Saiba mais em: https://abrete.org.br/