A Prefeitura de Serro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, divulga o Boletim Epidemiológico 01 - 2026, referentes ao fechamento da Cobertura Vacinal no Município em dezembro de 2025.
Os dados apontam que o Serro atingiu uma Média de Cobertura Vacinal de 101%, superando significativamente as médias da Macrorregião Jequitinhonha (89%), do Estado de Minas Gerais (86%) e a média nacional (85%).
Dentre os resultados alcançados das 16 vacinas listadas, 14 atingiram ou ultrapassaram a meta alvo de 95%. Esses resultados colocam o Serro com um desempenho 12% superior à média da Macrorregião Jequitinhonha, demonstrando a eficiência das equipes de saúde do Município.
Já dentro dos índices, destaca-se o da Hepatite B (112,90%) e BCG (109,68%), vacinas que são aplicadas nos 30 primeiros dias de nascimento, reforçando o compromisso do Município em imunizar e cuidar da saúde vacinal desde os primeiros dias de vida dos serranos.
Mas por que alguns índices ultrapassam os 100%?
Isso ocorre por dois motivos técnicos principais:
- População Flutuante: O Serro atrai pessoas de municípios vizinhos ou trabalhadores temporários que buscam nossas unidades de saúde para se vacinar, sendo contabilizados na nossa produção.
- Defasagem Censitária: Os cálculos são baseados em estimativas populacionais oficiais. Quando o número de pessoas que comparecem para vacinar é maior do que a estimativa populacional prevista para aquela faixa etária no ano, o percentual ultrapassa os 100%.
Este resultado é fruto de um trabalho contínuo de busca ativa, campanhas de conscientização e da confiança da população serrana no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas vacinas!
Esse é um lembrete para todos os serranos: Vacinas Salvam Vidas!
PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: GESTÃO 2025-2028 – "SERRO CADA VEZ MELHOR"