30 JUN 2021
Município de Serro se torna exemplo de enfrentamento à Covid-19
Nas últimas 24 horas, Serro atingiu a incrível marca de não ter nenhum cidadão positivado para a Covid-19, além de não ter nenhum paciente serrano internado no hospital, positivado ou em investigação.

Os dados, divulgados no último boletim, mostram os resultados das ações que foram tomadas pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e pela Administração Municipal para combater a Covid-19 em todo o território do Município.

O atual panorama da Covid-19 em Serro, é fruto de um trabalho integrado do Poder Executivo, do Comitê Extraordinário Covid-19, da Equipe de Fiscalização, dos empresários e comerciantes do Município, mas principalmente da população serrana que tem acatado e cumprido as medidas de enfrentamento da Pandemia.

Além disso, a Campanha Imuniza Serro de vacinação contra a Covid-19 tem alcançado números expressivos de cobertura vacinal. Até o dia 30 de junho, já foram vacinadas com a primeira dose cerca de 60% da população maior de 18 anos, com cerca de 9000 doses aplicadas, atingindo ainda cerca de 20% da população já imunizada com a 2ª dose da vacina.

Em mais uma fase da Campanha Imuniza Serro, a Vigilância em Saúde, agora encontra-se aplicando a dose direcionada aos caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, que fizeram cadastramento prévio junto à Equipe. Foram cerca de 120 profissionais cadastrados e que agora recebem a 1ª dose do imunizante.

Já na próxima sexta-feira, 02 de julho, o município inicia a vacinação da população sem comorbidades com faixa etária entre 40 e 49 anos, se colocando a frente de diversos outros municípios brasileiros com o mesmo número de habitantes.

Outro grande passo para a imunização em massa da população, é a Vacinação das Comunidades Quilombolas de Serro. No sábado, dia 03 de julho de 2021, a Equipe de Saúde irá completar a imunização de 100% da população quilombola de Serro com a 1ª dose. São cerca de 1000 quilombolas, dos quais 60% já receberam a 2ª dose também.

Analisando os dados dos últimos quatro meses é notável a mudança do cenário. Em março, com altas taxas de contaminação e ocupação de leitos, o Hospital de Serro, a Casa de Caridade Santa Tereza, chegou a ter ocupação total de sua ala Covid-19.

De lá para cá, com novos investimentos, adoção de medidas e conscientização da população, o panorama mudou drasticamente.

Hoje o município conta com medidas flexibilizadas, inclusive com esportes coletivos liberados, entre outras atividades permitidas, o que, notadamente, mostra o sucesso do enfrentamento à Covid-19 em Serro.

“A Pandemia nos impôs inúmeros desafios e por diversas vezes, em momentos específicos, precisamos recuar em algumas medidas. Fomos muito criticados em alguns momentos, mas o resultado a médio e longo prazo, nos mostra que estávamos corretos nas decisões tomadas. Continuamos atentos diariamente aos nossos índices de contaminação e ocupação de leitos, mas hoje podemos comemorar mais uma vitória para nosso Município.” Explica o Prefeito Nondas.

“Foram tomadas medidas drásticas, mas que surtiram efeito e hoje estamos em um cenário mais tranquilo. A Vacinação avança há passos largos, e continuaremos firmes até termos 100% de nossa população vacinada. Nossa Equipe de Saúde é fenomenal e parte dessa vitória tem que ser dedicada a eles que, incansavelmente, lutam diariamente por nossa população. Mas, lembramos sempre que ainda não vencemos à Covid-19. Levamos em nossa memória os 19 óbitos de conterrâneos serranos que perdemos para essa doença. Em respeito a eles, devemos nos manter firmes, seja com o uso da máscara, seja no distanciamento social ou evitando aglomerações. Precisamos de toda a comunidade nos apoiando para que o Município prospere. Contamos com todos.” Encerra o Prefeito.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024