14 JUL 2021
Administração Municipal focada no futuro: Projeto Cidade Inteligente

O Prefeito Municipal de Serro e 1º Vice-Presidente do CII-AMAJE, Epaminondas Pires de Miranda, esteve na sede do CII-AMAJE em Diamantina em reunião de apresentação do Programa de Desenvolvimento de Estados e Cidades Inteligentes e Sustentáveis, pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades – IPGC.

O encontro, ocorrido na manhã da terça-feira (13), teve como pauta a apresentação dos principais pontos do projeto, tais como: energia, resíduos sólidos urbanos, Smart City e Iluminação Pública, Planejamento e Gestão e Parques Públicos – Zoológicos Botânicos.

A apresentação foi feita pelo Diretor Presidente do IPGC, Sr. Leonardo Santos e abordou  detalhadamente projetos para eficientização energética e geração de energias renováveis, limpeza urbana, reforma e manutenção da rede de iluminação pública das cidades com substituição das luminárias convencionais por luminárias de LED, reestruturação interna de organizações e outras soluções para funcionamento do Setor Público e projetos para Parques Públicos, além de infraestrutura de fibra óptica para Wi-Fi público e vídeo monitoramento de vias e praças públicas.

Estiveram presentes, o Engenheiro Ambiental e Coordenador Geral do CII-AMAJE, Emerson Sales, o Prefeito Municipal de Felício dos Santos, Ricardo José Rocha, o Prefeito Municipal de Couto de Magalhães de Minas, José Eduardo de Paula Rabelo, o Prefeito Municipal de Senador Modestino Gonçalves, José Geraldo Neves, o Prefeito Municipal de Angelândia, João Paulo Batista de Souza, o vice-Prefeito Municipal de Diamantina, Alexandre Magno, o Coordenador do IDENE (Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais), Wander Dias Baracho, o Diretor de Planejamento Territorial, Consórcios e Associativismo Municipal da SEDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), André de Oliveira Serretti e o representante do escritório Bruce, Coelho & Bellico Sociedade de Advogados, Thiago Bellico.

“Foi um encontro fantástico. O Projeto Cidade Inteligente nos dá um leque de opções para transformação de nossos municípios em cidades autossuficientes em termos de iluminação pública, telecomunicação e coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos. É algo possível e dentro do planejamento que temos para o Serro. Ainda há muito a ser conhecido do Projeto, mas já conseguimos ter uma expectativa do salto para o futuro que daríamos com a implantação em nossa cidade.” Explica o Prefeito Nondas.