18 MAR 2024
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Representantes do Município de Serro participam do movimento “Minas Grita pelo Leite” em Belo Horizonte

Aconteceu em Belo Horizonte o movimento “Minas Grita pelo Leite” que contou com a participação do Prefeito de Serro, Nondas Miranda, do Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Moisés Barbosa, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Márcio Cândido Alves, Diretores da CooperSerro, da CooperNúcleo, da APAQS e do Sindicato dos Produtores Rurais de Serro, juntamente com mais de 50 produtores rurais da região.

Em um ato pela união e defesa da pecuária leiteira, o Município de Serro se uniu a lideranças políticas, cooperativas e produtores rurais de todo o Estado de Minas Gerais participando da manifestação, que reuniu um público estimado de 6 mil pessoas na Expominas em Belo Horizonte.

Liderado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), o movimento busca pressionar o Governo Federal para socorrer os produtores de leite mineiros e de outros estados frente às importações desenfreadas de leite em pó de países do Mercosul, que estão causando severos prejuízos e ameaçando a sustentabilidade da atividade leiteira devido aos altos custos produtivos.

Em 2023, a importação de leite em pó atingiu o equivalente a 2,2 bilhões de litros, um aumento de 68,8% em relação a 2022. O movimento alerta para o risco de desabastecimento do mercado interno e o potencial aumento do preço do leite ao consumidor final.

“Os produtores de leite estão passando por um momento muito difícil, com preços baixos e custos de produção alto, o que tem afetado economicamente todo o Estado e, em nossa região, não está diferente. Precisamos nos unir e nos fazer ser ouvidos pelo Governo Federal para que sejam revistas as políticas de importações do leite. Nossas instituições estão unidas e vamos buscar junto a todo o Estado o fortalecimento da produção do leite que é vital para nossa economia.” Comenta o Prefeito Nondas.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: FAZENDO HOJE, CONSTRUINDO O AMANHÃ!