O Queijo da Região do Serro reúne atributos únicos e especiais: consistência, cor, sabor e formato muito peculiares.
Inconfundível no paladar, o Queijo Minas Artesanal da Região do Serro é produzido através de um saber transmitido há várias gerações: leite de vaca cru integral, coalho, pingo e sal, massa crua prensada à mão artesanalmente e um processo de maturação.
Nas palavras do Extensionista da Emater/Serro, José Aparecido: “Fazer o Queijo é transformar leite em arte!”
E os produtores de Queijo da Região do Serro levam a sério essa frase.
No último final de semana, Alvorada de Minas realizou o Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal. Ao todo, 21 produtores participaram. Houve 3 representantes serranos: Ernandes Ferreira do Carmo, da Fazenda Ouro Fino; José Célio Clementino, da Fazenda Santa Isabel; e Aguimar Antônio Barbosa, representado por seu filho, Moisés Antônio Barbosa, da Fazenda Horizonte Belo.
Os 5 primeiros lugares dessa etapa regional terão a oportunidade de participar do Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal 2024, que acontecerá em agosto, na cidade de Serro.
Após apreciação dos jurados, o primeiro lugar foi para o Queijo Ouro Fino, da Fazenda Horizonte Belo, que irá representar o Serro, na edição 2024 do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.
Além do Queijo Ouro Fino, a Região do Serro terá outros 4 queijos participantes no Concurso Estadual, sendo queijos de Materlândia, de Dom Joaquim, de Paulistas e Alvorada de Minas.
O prefeito de Serro, Nondas Miranda, utilizou suas redes sociais para parabenizar o produtor Moisés pela conquista.
“Seu queijo Ouro Fino é uma verdadeira obra-prima, refletindo não apenas sua habilidade como produtor, mas também seu comprometimento com a qualidade e tradição da nossa região.
Como amigo especial e representante do Serro, você nos enche de satisfação. Sua dedicação incansável e paixão pelo que faz são inspiradoras. Saber que temos alguém como você defendendo nossos sabores e tradições no Concurso Estadual é motivo de grande orgulho para todos nós.
Continue com esse trabalho excepcional, Moisés! Estamos torcendo por você no Concurso Estadual na nossa casa em agosto e confiantes de que o Queijo Ouro Fino continuará brilhando como um verdadeiro tesouro do Serro.”
Quer conhecer um pouco do processo de fabricação do Queijo Ouro Fino que representará o Serro no Concurso Estadual? Veja o vídeo.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: FAZENDO HOJE, CONSTRUINDO O AMANHÃ!