11 OUT 2022
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Serro foi sede de encontro para discutir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar no município e cidades vizinhas.
#agriculturafamiliar
#desenvolvimentodaagriculturafamiliar

O encontro, ocorrido no último dia 04 de outubro, na Chácara do Barão, teve como objetivo discutir a operacionalização do Programa Alimenta Brasil - PAB, por hora paralisado, devido problemas de transição do sistema de gestão do programa do Ministério da Cidadania além de discutir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar do município.

Na oportunidade, foi apresentada a PORTARIA Nº 255, DE 14 DE SETEMBRO DE 2022, onde foi publicado o montante do recurso que o município do Serro terá para execução do PAB, no ano de 2023.

O PAB é o maior programa de alcance social do município de Serro/MG, que trabalha a geração de renda e a segurança alimentar de muitas outras que recebem os alimentos através do CRAS, além de contribuir com alimentação do dia a dia do Recanto José Antônio Salles Coelho, Casa de Caridade Santa Tereza, CRIASER, Casa de Acolhimento e APAE.

“A situação da paralização no momento é preocupante, pois muitas famílias têm esse recurso como a principal fonte de renda. Mas estamos esperançosos com os recursos já publicados e sabemos que será a oportunidade de muitos agricultores poderem escoar suas produções para esse e outros programas do município.” Comenta a Diretora de Planejamento Rural de Serro, Reginalda Santos.

“Nosso foco é a valorização das famílias agricultores do município com a valorização da mulher agricultora, visando a diminuição do êxodo e instigar no jovem a vontade de permanecer no campo, com uma renda fixa e com oportunidades de trabalho.” Finaliza Reginalda.

Presentes na reunião representantes da Secretaria Estadual De Agricultura E Pecuária Abastecimento de Minas Gerais - SEAPA, Mariana Moret Barreto e Aline M. S. Cruz; o Coordenador Técnico Estadual da EMATER/MG, Raul Machado; os Coordenadores Estaduais do Programa Alimenta Brasil – PAB; o gerente regional da Emater, Wagner Vicente R. de Almeida; a equipe técnica da EMATER do escritório local de Serro, Manoel Jair Pimenta e José Aparecido Martins; a diretora de Planejamento Rural da Secretaria Municipal de Agricultura de Serro, Reginalda Santos; o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Rio Vermelho, Sandro Batista Magalhaes; a Secretária de Agropecuária e Meio Ambiente de Serra Azul, Franilde Floriana Silva e equipe técnica de Serra Azul.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: FAZENDO HOJE, PLANEJANDO O AMANHÃ!