No dia 20 de janeiro, celebramos o Dia Municipal do Queijo do Serro, instituído pela Lei nº 3.500/2025, de autoria das ex-Vereadoras de Serro Maria Leonor Clementino (Nôia), Djanira Rabelo e Karine Roza. Essa data especial foi criada com o objetivo de valorizar e difundir os modos tradicionais de produção do Queijo Minas Artesanal, protegendo o vínculo entre o povo, a natureza, o modo de vida dos produtores e a preservação da rica cultura local.
A celebração de hoje coincide com o Dia Mundial e Nacional do Queijo, exaltando essa iguaria que encanta o mundo todo.
Nosso “queijin” possui características únicas que conquistam os mais diversos paladares, seja em sua maturação mínima, de 17 dias, ou mesmo os de maturação longa, como 30, 60 e 180 dias, o Queijo da Região do Serro transborda sabor!
Em 2025, essa data se torna ainda mais especial após nossos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal serem reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, no último dia 4 de dezembro do ano passado.
Esse título só destaca a relevância cultural, histórica e gastronômica do nosso tesouro para todo o povo mineiro, brasileiro e, é claro, do mundo.
Não podemos deixar de destacar e homenagear nossos produtores, que com muito amor, vêm perpetuando e preservando essa tradição, ao longo da história mineira. Verdadeiros guardiões, que com muito afinco, perseverança e trabalho, diariamente presenteiam o mundo com os sabores marcantes de cada queijo da Região do Serro e das outras regiões produtoras de Minas Gerais.
Um dia para celebrar nosso produto chefe e seus produtores! Viva o Queijo! Viva nossos produtores! Viva o Serro! Viva Minas!!!
“PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: GESTÃO 2025/2028 – “SERRO CADA VEZ MELHOR”