08 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ESPORTE E LAZER
TURISMO
Festa do Rosário de Serro: fé, tradição e devoção marcam retorno de uma das mais legitimas manifestações de fé serrana em 2022
 Após dois anos de paralisação, devido às restrições impostas pela pandemia, no primeiro fim de semana do mês de julho, ocorreu a Festa do Rosário em 2022.

Um momento ímpar de tradição e cultura, que somados a fé fervorosa e pulsante, arraigadas na comunidade serrana e nos Grupos Tradicionais Folclóricos, trouxe para as ruas serranas a mais genuína expressão de fé, cultura e tradição popular do município, em uma mistura de cores, ritmo, cânticos e danças, nativos e não nativos se uniram na celebração de festejos homenageando e agradecendo à Nossa Senhora do Rosário.

Em Serro, a devoção à Nossa Senhora do Rosário atrai, ao longo do ano, inúmeros visitantes, devotos e curiosos acerca de sua história, tradições e rituais envolvidos na celebração de sua Festa e a aura mística que envolve a Santa.

Para muitos, é impossível descrever a Festa do Rosário e seus ritos, sendo que somente quem participa consegue compreender e vislumbrar toda a misticidade que envolve o festejo.

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário existe no Serro desde 1716 e, desde então, se destaca na perpetuação desta celebração preservando e imortalizando a tradição e a cultura para as gerações futuras, renovando a fé e a devoção dos moradores, e trazendo ao público participante, parte da história dos povos formadores da nação brasileira e suas especificidades.

Regida por rituais específicos, a Festa do Rosário parte da lenda narrada que conta o aparecimento milagroso de Nossa Senhora do Rosário sobre as águas do mar.

Na lenda, os portugueses, representados pelos Marujos, pediram à Senhora do Rosário para que os acompanhasse à terra firme, mas não foram atendidos.

Em seguida, os índios, representados pelos caboclos, também rogaram à Nossa Senhora do Rosário que ela fosse junto a eles, mas também sem sucesso.

Somente quando os negros, representados pelos catopés, tocaram seus instrumentos, dançaram e rezaram, a Virgem do Rosário deixou-se ser conduzida para terra.

Por acompanhar os negros, Nossa Senhora do Rosário passou a ser reconhecida como a protetora dos negros, sendo chamada a partir de então de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

A Festa do Rosário, promovida por uma união entre a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Associação dos Congados, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Conselho Municipal de Patrimônio, Conselho Municipal de Turismo e Prefeitura Municipal de Serro, é um espetáculo inigualável de fé e tradição, mobilizando devotos serranos, romeiros e visitantes curiosos pelos rituais realizados durante os dias de festa.

A Administração Municipal parabeniza a todos os organizadores dessa belíssima festa e agradece aos atores envolvidos para a realização das mesmas: servidores municipais, festeiros, voluntários, visitantes, Associação de Congados e Irmandade do Rosário, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a população serrana.

Hino a Nossa Senhora do Rosário da Irmandade do Serro

Senhora do Rosário, Virgem Santa milagrosa,
Livrai-nos das ciladas / de ter vida pecaminosa.
Mãe de Jesus / dai-nos a “graça” de sofrer
Mesmo carregando a minha cruz / desejo viver.
E vivendo a orar / contrito pedindo a salvação
Para os pobres pecadores / que caírem em tentação.
Senhora do Rosário / Virgem Santa milagrosa,
Livrai-nos das ciladas / de ter vida pecaminosa.
Mãe de Jesus / dai-nos a “graça” de sofrer
Mesmo carregando a minha cruz / desejo viver.

Veja na galeria de fotos(em construção) abaixo, alguns registros de momentos da Festa do Rosário 2022.
08/07/2022
Festa do Rosário 2022