08 MAR 2024
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Queijos da Região do Serro recebem Selo de Indicação de Procedência (IP);
Queijo e Serro são duas palavras intrinsecamente ligadas e, para muitos, é quase impossível se referir a uma, sem citar a outra.

Serro, notadamente conhecido como “A Terra do Queijo”, um saber que vem sendo passado de geração a geração de produtores do Queijo Minas Artesanal (QMA), dá nome à Região do Serro, composta por 10 municípios, englobando mais de 800 produtores do QMA e que, agora, recebem o Selo de Indicação de Procedência (IP).

Com o novo Selo, o consumidor poderá confirmar a autenticidade, reconhecimento de origem e qualidade dos queijos produzidos na Região, além de dados vinculados à sua produção, produtor, município, permitindo a rastreabilidade do queijo, inibindo falsificações, e garantindo mais segurança ao consumidor. Isso é possível por meio de um QR-code e um código numérico identificador em cada peça, de forma a garantir a legitimidade do produto.

Para marcar esse momento, na noite da quinta-feira, 07 de março, o município de Serro foi anfitrião na Solenidade de Lançamento do Selo de Indicação de Procedência Serro, recebendo autoridades locais, regionais, produtores e representantes de instituições ligadas à produção queijeira e agropecuária, contando com a presença do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, do Subsecretário de Política e Economia Agropecuária, Caio César Coimbra, do Diretor Presidente da Emater-MG, Otávio Maia, do Diretor Técnico da Emater-MG, Gelson Soares.

Essa é uma iniciativa promovida pelo Sebrae Minas em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs), contando com o apoio das Prefeituras de Serro, Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé e Serra Azul de Minas, CooperSerro, CooperNúcleo, IMA, EMATER-MG, SEAPA/MG, CODEVASF, Bando do Nordeste, FAEMG/Senar, SICOOB Credicenm, Anglo American, Iphan, Iepha, dentre outros parceiros.

Em um trabalho conjunto, vem sendo realizada uma série de ações para promover o desenvolvimento da região por meio da valorização do queijo e de toda sua cadeia produtiva, trabalhando desde a sua ponta, na criação do gado leiteiro nas fazendas, até a comercialização dos produtos.

Nesse primeiro momento, a produtora do Queijo Maria Nunes, de Santo Antônio do Itambé, Christiane de Sena Brandão, o produtor do Queijo Quilombo, de Sabinópolis, Ivacy Pires, o produtor do Queijo Canaã, de Materlândia, João Evangelista, o produtor do Queijo Santana, de Sabinópolis, Lindomar Santana e o produtor do queijo Sô Toni, de Paulistas, Raimundo Nonato Santa Rita, receberam os Selos, após avaliação e enquadramento dentro dos critérios estabelecidos pela APAQS.

Outros quatro produtores estão em fase de verificação. Os produtores que desejarem postular o Selo, devem estar em conformidade com as normas estabelecidas no Caderno de Especificações Técnicas e passar pelos procedimentos de verificação pela Apaqs e/ou órgãos de inspeção designados.

“É com grande orgulho e satisfação que parabenizo a todos os envolvidos na conquista do Selo de Indicação de Procedência do Serro. Nosso queijo representa a tradição, a cultura e a identidade da nossa região. Essa conquista é fruto da luta e da dedicação dos produtores, que há mais de 300 anos preservam o modo de fazer artesanal do queijo, garantindo a sua qualidade e autenticidade. Parabenizo também ao Sebrae e à Apaqs pela vitória, que valoriza o nosso queijo, valoriza o produtor, valoriza as instituições envolvidas. Agradeço imensamente a todos os parceiros pelo apoio incondicional para este feito, que é uma honra para todos nós. Sem essa união isso não seria possível. Nossa região, se solidifica como uma das protagonistas em Minas Gerais.” Comenta o Prefeito de Serro, Nondas Miranda.

Para além disso, o reconhecimento da Região do Serro através do Selo é um marco importantíssimo para a preservação da cultura, da tradição, da história e da culinária envolvidas nos modos de fazer o queijo da região, trazendo o sentimento de pertencimento, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento econômico e cultural para os produtores e a região e reforçando o reconhecimento do Serro como um dos principais polos da produção artesanal de queijo no país.

Os queijos da região do Serro são reconhecidos internacionalmente, conquistando continuadamente, com muito mérito, medalhas de Ouro, Prata e Bronze no Mundial de Queijo de Tours, na França, no Concurso Internacional de Queijos da Expoqueijo Brasil e no Concurso Estadual de QMA de Minas Gerais.

“Não posso deixar de agradecer carinhosamente ao Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Thales e ao Diretor Presidente da Emater/MG Otávio, que estiveram juntos a nós, visitando e conversando com representantes das nossas instituições CooperSerro, CooperNúcleo, Sindicato dos Produtores Rurais, agricultores familiares e feirantes. Essa visita mostra a importância que nossa região vem tendo aos olhos do Governo de Minas Gerais e demonstra a força que temos.” Agradece o Prefeito Nondas.

“Agora, aguardamos a presença de todos para o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal que será realizado em nossa cidade, previsto para 30 de agosto deste ano. Fica o meu carinhoso convite para que estejam conosco nesse momento histórico para nossa cidade.” Convida Nondas.

Autor: Silvestre Natalicio dos Santos
Local: Serro/MG