20 JUN 2018
Teatro: O Jubileu no arraial de Chica da Silva

Como parte das comemorações do Ano Jubilar, a Arquidiocese de Diamantina convida a todos para a peça "O Jubileu no Arraial da Chica da Silva".

A peça é ambientada em dois contextos históricos: o séc. XVIII, de Chica da Silva e o contratador de Diamantes, João Fernandes de Oliveira e a primeira metade do séc. XX, de Dom Joaquim Silvério de Souza, primeiro Arcebispo de Diamantina e Dom Silvério Gomes Pimenta, o portentoso prelado negro, Arcebispo de Mariana.

O Primaz de Minas Gerais chega a Diamantina pela estrada real, para trazer o palio ao Bispo de Diamantina que foi elevado à condição de Arcebispo. Indo os dois para o Palácio aonde reside Dom Joaquim, o mesmo começa a contar histórias e estórias de uma célebre mulher: Chica da Silva! A escrava forra, filha de homem branco português e mulher negra vinda de costa da Mina, África, vivera naquele mesmo edifício, com o homem mais rico do Brasil, com quem teve 13 filhos.

Baseado em documentos históricos a partir do elegante romance de Paulo Amador dos Santos (renomado escritor diamantinense e ex-aluno do Seminário de Diamantina) “Rei Branco Rainha Negra”, a narrativa desvela a verdadeira Chica do Arraial do Tijuco, tenaz, piedosa e caridosa, e, sobretudo muito popular e famosa, em um dramático contexto de misérias no pequeno burgo mineiro, em um relato emocionante de luta do povo contra o absolutismo português. Ela se revela instrumento de um sonho de liberdade, que acabaria por criar em Diamantina, a primeira democracia racial do mundo, que incorporou o negro como cidadão.

Adaptação do texto: Pedro Augusto do Santos

Idealização: Pe. Frederico Martins e Silva