A Prefeitura Municipal de Serro, juntamente com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e o Escritório Técnico Local do IPHAN, comunicam o início das obras da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Com o início dos serviços, a Igreja será totalmente fechada para visitação do público a partir desta sexta-feira, 05 de julho.
Um dos principais cartões postais de Serro, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um dos monumentos históricos mais imponentes do município. A Igreja foi construída no século XVII sem data precisa, passando por sucessivas reformas no século XVII e século XIX.
É uma das maiores igrejas barrocas do Estado de Minas Gerais, possuindo as torres em madeira mais altas entre todas as Igrejas coloniais mineiras. Sua estrutura em madeira e alvenaria, com piso em tábuas de lei, com telhado em telhas coloniais.
Ao todo, serão investidos R$ 5.199.000,00 (cinco milhões, cento e noventa e nove mil reais) para sua completa restauração. O recurso é oriundo do PAC Cidades Históricas do Governo Federal por intermédio do Ministério da Cultura e representado pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Nos últimos anos, já foram realizadas as reformas do Casarão do Cônego Lafayette, Igreja do Bom Jesus de Matozinhos, Igreja do Carmo, Capela de São Miguel, dentre outros. No momento, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Milho Verde, Igreja de Santa Rita e Igreja do Rosário de Milho Verde também estão sendo restauradas.
As obras visam preservar e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade, salvaguardando o principal cartão postal da cidade, além de permitir aos serranos, visitantes e romeiros a manifestação de sua fé em Santa Rita, considerada protetora dos desamparados e padroeira das causas perdidas e impossíveis.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: FAZENDO HOJE, CONSTRUINDO O AMANHÃ!