20 FEV 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ESPORTE E LAZER
TURISMO
Município de Serro decreta situação de emergência face ao avanço dos casos de dengue e outras arboviroses.
Medidas emergenciais estão sendo adotadas para combater o mosquito Aedes aegypti;
O Município de Serro, diante do aumento exponencial dos casos de dengue na região, decretou Situação de Emergência em Saúde Pública, conforme o Decreto Municipal nº 7912/2024, de 16 de fevereiro de 2024.

Com o decreto, o Município fica autorizado a adotar medidas emergenciais para o controle da doença e do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da Zika, da Chikungunya e da Febre Amarela.

Além do decreto, o município vem adotando medidas para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, dentre as quais destacamos:

- A realização do Mutirão Emergencial de limpeza e remoção de entulhos, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água parada e servir de criadouros para o mosquito em todo o município;
- A intensificação das ações de mobilização, visando sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito;
- A ampliação da capacidade de atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação de dengue e outras doenças ocasionadas pelo Aedes Aegypti. A Policlínica Municipal iniciou os atendimentos. O paciente vai procurar o Posto de Saúde e, após avaliação, será encaminhado para a Policlínica para testes se necessário, e receber hidratação com soros e medicamentos recomendados pelos profissionais.

O Município de Serro espera contar com o apoio e a colaboração de todos os moradores e visitantes para vencer essa batalha contra a dengue.

É fundamental que cada um faça sua parte, eliminando os possíveis focos do mosquito em suas casas, quintais e locais de trabalho! Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, entre outros, procure atendimento médico imediato.

Juntos, podemos frear a doença e o mosquito. Serro contra a dengue!

Leia o Decreto Municipal nº 7.912/2024 em: https://www.serro.mg.gov.br/arquivos/decreto_municipal_n_7912-2024_20101802.pdf

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO: FAZENDO HOJE, CONSTRUINDO O AMANHÃ!

Autor: Silvestre Natalicio dos Santos
Local: Serro/MG